Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

2008 - DOMINGUEIRA Gilson Carvalho: ATRASO $ PARA MUNICÍPIOS + ORÇAMENTO MS-2009

BOA SEMANA.

1. APROVADO NO CONGRESSO O ORÇAMENTO DA UNIÃO – 2009
Acabo de receber um informe do Dep. Perondi sobre o orçamento da União para a Saúde em 2009 , aprovado no Congresso:
“1. Aprovado o orçamento. É minguado. 2) cumpriu o piso mínimo, mas... 3) Cortou dois bilhões de custeio da saúde e recompôs com Emendas Parlamentares. 4) O Art.4º da lei orçamentária foi feito para tentar consertar no final do 2º tempo. 5) Autoriza o executivo por decreto a recompor o custeio. 6) Não poderão dizer que não tem lei que autorize (devido a esta autorização prévia a que se faça por decreto). 7) Tirei (Perondi) em plenário compromisso dos líderes do governo para recomposição logo em janeiro e fevereiro. 8) é duro, mas, estamos vivos. 9) Votação da regulamentação da EC-29 somente em fevereiro. 9) Isto está acertado com os Líderes Fontana e Rands. 10) A luta continua. Ass. Deputado Darciso Perondi.”

2. A TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS FEDERAIS AOS MUNICÍPIOS – MAIS UM FINAL DE ANO DIFÍCIL
Lamentavelmente, em mais um ano, não aconteceu a regularidade das transferências federais da saúde para os municípios. O grande complicador muitos secretários que deixam seus mandatos em início do ano deixarão contas a pagar... por não transferência regular. MAIS UM VERGONHOSO DESCUMPRIMENTO DA LEI QUE DETERMINA DESDE 1990 QUE AS TRANSFERÊNCIAS FEDERAIS A ESTADOS E MUNICÍPIOS SIGAM A REGRAS DE TRANSFERÊNCIAS REGULARES E AUTOMÁTICAS. (LEI 8142, ART.3º ) ANDO À PROCURA DAS PROVIDÊNCIAS DO SNA... TCU... MP... DO JUDICIÁRIO.
“Esta é a nota técnica do CONASEMS de 18-12-2008 sobre os repasse financeiros em atraso.
O CONASEMS tem solicitado sistematicamente ao Ministério da Saúde a regularização dos repasses financeiros. No final do ano, com encerramento do exercício financeiro e mais ainda com a transição de governos municipais o que traz mais implicações derivadas da Lei de Responsabilidade Fiscal, a situação se agrava. As cobranças, inclusive já têm sido colocadas nas reuniões da CIT como podemos observar nas atas desde março de 2008, além dos ofícios enviados ao Ministro e à Secretária Executiva.A alegação do Ministério da Saúde recai sempre sobre a insuficiência orçamentária e financeira. Há muito incluímos em nossa agenda inconclusa o problema e não obtivemos solução para a questão, com prioridade para a atenção básica. Agora, a informação obtida junto ao Fundo Nacional de Saúde é de que apesar do Ministério da Saúde ter negociado nessa semana – decreto do Presidente na segunda feira, 15/12, a liberação de 2,4 Bilhões, não tem orçamento disponível nas dotações orçamentárias. A liberação pelo Presidente da República tem que ser acompanhada de um ato do Ministério do Planejamento alocando valores orçamentários ao orçamento da saúde e também será necessário o MS trabalhar no orçamento daqui – anular dotações que não serão executadas e alocar onde é necessário para fazer estes pagamentos. Nessa situação, não obtivemos nenhuma posição junto ao Fundo Nacional de saúde, a não ser a de que o PAB Fixo – competência novembro será pagos até amanhã, sexta feira 19/12 – lembrando que pagamento pelo Ministério não significa dinheiro em conta, pois ainda tem os prazos bancários. Para os demais repasses – incluindo MAC (teto de gestão plena) CEO e SAMU e FAEC não há previsão e somente expectativa de pagar até o dia 29 de dezembro. O tempo depende do trabalho em cima do orçamento.”

3. BOA SEMANA DE NATAL... BOAS COMPRAS... BOAS TROCAS... BOAS FESTAS... BONS AFETOS... BOAS PROMESSAS...

Gilson Carvalho



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade