Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Brasil quer ser fornecedor do Tamiflu para o continente

Gripe aviária
Genebra - O Brasil quer ser o principal fornecedor para a América do Sul do antiviral Tamiflu, um dos remédios com maior probabilidade de ser eficaz contra uma eventual pandemia de gripe aviária. Há poucos dias o governo brasileiro apresentou uma proposta formal à empresa suíça Roche para a transferência de tecnologia.
"Esperamos ter uma resposta da empresa na semana que vem", disse Jarbas Barbosa, secretário nacional de Vigilância Sanitária.
Hoje o vírus da gripe atinge somente animais, mas o temor dos especialistas é de que sofra uma mutação e comece a contaminar pessoas. Como o laboratório não teria capacidade para fornecer remédios a todo o mundo, a Roche se dispôs a negociar a licença de produção.
Barbosa, que participa em Genebra da reunião mundial para definir uma estratégia global contra a pandemia, admite que a solução para o Brasil pode não ser apenas a quebra de patentes do antiviral.
"A produção do remédio é complexa e não adianta conseguirmos a licença para produzir. Precisamos da tecnologia e isso é o que estamos querendo negociar. Fizemos a entrega de uma proposta formal e agora esperamos uma resposta. Sabemos que há muitas empresas e países interessados nessa cooperação no mundo, mas acreditamos que somos fortes candidatos", disse o funcionário do Ministério da Saúde.

FONTE ESTADÃO ON LINE



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade