Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Ministro da saúde lança plano para a pandemia de influenza

Brasília, 16 de novembro de 2005 - 19h30
O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, lançou hoje, no Rio de Janeiro, o Plano de Preparação para a Pandemia de Influenza (Gripe). O objetivo principal é orientar as ações e as atividades necessárias para impedir ou retardar a introdução da cepa pandêmica no Brasil, minimizando o impacto na saúde da população. Uma pandemia pode ocorrer se o vírus da gripe aviária sofrer mutação e passar a ser transmitido de pessoa para pessoa.
“Este não é um documento fechado. Receberemos continuamente contribuições e sugestões da sociedade para a atualização de novas versões”, afirmou o ministro.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a elaborar um plano de contingência. Entre as principais ações previstas está o fortalecimento da vigilância epidemiológica, a adequação das instalações do Instituto Butantã, em São Paulo, para a produção de uma vacina nacional, e a constituição de um estoque do antiviral Oseltamivir (Tamiflu).
O ministro ressaltou, ainda, que não há motivos para pânico. “No mundo todo trabalhamos de forma preventiva, é importante não deixar as coisas acontecerem para depois correr atrás do problema. O Brasil está tomando as mesmas medidas sanitárias que os países mais desenvolvidos têm tomado”, declarou.A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é, no âmbito da Saúde, a responsável pelas barreiras sanitárias nas áreas de Portos, Aeroportos e Fronteiras em todo o País, além de estabelecer protocolos de atendimento para unidades de Saúde que vierem a receber pacientes infectados pelo vírus.
Informação: Assessoria de Imprensa da Anvisa



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade