Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Cientistas criam cartilagem a partir de células-tronco

Londres - Células de cartilagem foram criadas a partir de células-tronco embrionárias, aumentando a perspectiva de encontrar novas formas de tratar ferimentos, de acordo com cientistas do Imperial College, de Londres.
A pesquisa, detalhada na revista científica Tissue Engineering, deve levar a novos tratamentos para lesões sofridas em atividades esportivas, operações nos quadris e cirurgias plásticas. As cartilagens são tecidos densos de conexão que permitem que as juntas realizem movimentos com suavidade.
Os cientistas já conseguem tratar danos em cartilagens por meio do desenvolvimento de tecidos a partir de células saudáveis do mesmo tecido, retiradas dos próprios pacientes.
Mas esta técnica preocupa alguns especialistas porque há uma quantidade limitada de cartilagens que podem servir de fonte para as células a serem desenvolvidas e danos podem ser causados às partes do corpo de onde elas são retiradas.
Os cientistas do Imperial College dizem que a nova técnica pode implicar que células-tronco sejam retiradas do paciente e desenvolvidas em laboratório. Só então elas seriam transplantadas após a cirurgia.
A pesquisa envolveu o desenvolvimento de céulas-tronco embrionárias humanas ao lado de células cartilaginosas, também chamadas de condrócitos. Isto foi feito em laboratório, usando um sistema especial que "encoraja" as células-tronco a se transformarem em células cartilaginosas.
Quando os resultados foram comparados com o puro e simples desenvolvimento de células-tronco embrionárias humanas, a mistura com os condrócitos apresentou níveis mais elevados de colágeno, a proteína que constitui as cartilagens.
As células modificadas foram então testadas em ratos, com sucesso. Mas os autores dizem que devem ser necessários ao menos cinco anos para que a técnica possa ser usada no tratamento de seres humanos.
FONTE ESTADÃO ON LINE - BBC Brasil



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade