Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Mobilização na Câmara pelo financiamento da saúde

No próximo dia 23 de novembro, quarta-feira, será realizada, a partir das 10h, uma Comissão Geral de Plenário na Câmara dos Deputados, em Brasília. Em pauta, o projeto de lei que regulamenta a Emenda Constitucional 29, o orçamento da saúde para 2006 e a Medida Provisória 261/05, na parte que retira recursos da saúde para o programa de combate à fome.

A Comissão Geral é formada quando, por proposta conjunta de líderes, a sessão plenária da Câmara se transforma em Comissão geral, com a finalidade de debater matéria relevante, discutir projeto de lei de iniciativa popular e para comparecimento de Ministro de Estado.

Com a Comissão Geral espera-se sensibilizar os parlamentares para que o projeto seja levado a votação o quanto antes. Segundo a deputada Jandira Fenghali a aprovação será fácil. O que preocupa todos é o embate que será travado com a área econômica do governo. O Ministro da Fazenda, Antônio Palocci, ainda não falou oficialmente sobre o assunto. Já o Ministro do Planejamento e Orçamento, Paulo Bernardo, deixou claro que a aprovação do PLP não interessa a pasta.

Para o sucesso da mobilização é fundamental o engajamento de todas as entidades e um grande esforço para sinalizar para as lideranças partidários e, principalmente, para o Governo Federal, que todo o setor está unido em defesa dos recursos orçamentários para a saúde. Por isso, é importante que sejam ostentadas faixas, cartazes, banners e o que mais for necessários para uma grande manifestação.

No dia 19 de outubro foi feita uma mobilização pelo financiamento da saúde na Câmara de Deputados. No auditório Nereu Ramos, secretários municipais de saúde, conselheiros do CNS, parlamentares e inúmeros representantes do movimento sanitarista participaram de uma pequena conferência sobre a importância e a urgência na aprovação do projeto regulamentando a emenda. Simultaneamente, deputados da Frente Parlamentar da Saúde foram recebidos pelo Ministro da Saúde Saraiva Felipe.

Do auditório, os presentes se dirigiram ao Salão Verde, em frente ao plenário da casa, onde aos gritos de “Regulamenta Já” chamaram a atenção dos jornalistas presentes. Depois de receber representantes do movimento todos, os líderes confirmaram apoio.



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade