Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

EAD/ENSP fará capacitação para sistema de vigilância nutricional de indígenas

A Fundação Oswaldo Cruz e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vão implantar, com suporte financeiro de R$ 1 milhão do Banco Mundial, a vigilância alimentar e nutricional em distritos sanitários indígenas, batizada de Sisvan. O primeiro passo foi a realização da I Oficina de autores para o Curso de Vigilância Alimentar e Nutricional para Saúde Indígena, promovida pelo Programa de Educação a Distância ENSP/Fiocruz. O objetivo é capacitar cerca de 500 profissionais de diferentes níveis de formação a partir de janeiro de 2007.

O Sisvan (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) é um conjunto de ações de levantamento e tratamento de dados, organizado de forma a subsidiar respostas governamentais a problemas de nutrição em populações variadas. Proporciona, desta forma, informações capazes de dar base a formulação de políticas e programas públicos de intervenção.

Dentro do Programa de Educação a Distância da ENSP/Fiocruz, a Oficina de autores é o primeiro passo para a elaboração do curso e definição do conteúdo pedagógico que irá compor o material didático. A coordenação do projeto, em conjunto com a equipe pedagógica da EAD e os autores, estará trabalhando nos próximos seis meses na construção da proposta.

O convênio entre a Fiocruz e a Funasa, assinado em setembro de 2005, foi concebido de acordo com recomendações do Ministério da Saúde e adequado à realidade sociocultural e geográfica da população indígena brasileira. As pesquisadoras Denise Oliveira, da Diretoria Regional de Brasília (Direb/Fiocruz), e Denise Barros, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) representam as unidades da Fundação Oswaldo Cruz que, junto com a Funasa, coordenarão o projeto. A concepção, o acompanhamento e a avaliação da implementação do Sisvan indígena ficarão a cargo da Direb e da Funasa. A ENSP se encarregará da capacitação dos profissionais de saúde, por meio de seu Programa de Educação a Distância.

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz/ FioCruz
http://cedoc.ensp.fiocruz.br/informe/materias.cfm?mat=6992



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade