Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Pesquisa acompanha trajetória de medicamento, da produção ao descarte.

"Resíduos sólidos e sua sistemática na produção e distribuição de medicamentos sujeitos a controle especial pela vigilância sanitária" é o título do projeto coordenado pela chefe do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA/ENSP/Fiocruz), Débora Cynamon, selecionado para a quarta edição do Programa Estratégico de Apoio à Pesquisa em Saúde (Papes IV). A pesquisa é fruto da dissertação de mestrado de Elda Falqueto, apresentada na ENSP, e vai acompanhar a trajetória do medicamento Diazepan, desde a produção até a distribuição nas farmácias e seu descarte.

Segundo Débora Cynamon a escolha do medicamento Diazepan foi feita com base no fato de ele ser um medicamento anti-estress que as pessoas consomem indiscriminadamente, apesar do controle especial da vigilância sanitária. Além disso tem a questão do descarte, uma vez que é um produto de apenas dois anos de validade. "Quando o Diazepan perde a validade, como é descartado? Existem regras para o medicamento. É preciso incinerá-lo. Será que isso é feito? Vamos seguir a regulamentação da Anvisa e observar se os resíduos estão sendo descartado em um aterro sanitário qualquer”, explica Débora Cynamon.

Para realizar a pesquisa, a farmacêutica Elda Falqueto estará aplicando questionários diferenciados, seguindo o processo de produção até a venda. “Nossa metodologia passa pela secretaria municipal, a fábrica, a transportadora, os tipos de cuidados, até as farmácias. Depois da farmácia, também observaremos o descarte, se vai para algum aterro ou se vai para alguma incineração”, diz Debora.

São Mateus, cidade do Espírito Santo, foi escolhida para a observação. “Trata-se de uma cidade industrializada de médio porte. O Diazepan não é produzido lá, e sim aqui na Fiocruz e em outros lugares, e é transportado para lá. Vamos acompanhar desde a produção do medicamento até o transporte para as farmácias”, conclui a pesquisadora.

Fonte: Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz
http://cedoc.ensp.fiocruz.br/informe/materias.cfm?mat=6989
 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade