Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Samu fará operação especial no Carnaval

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192), programa do Ministério da Saúde, está preparando operações especiais para atender emergências durante o Carnaval nos principais destinos dos foliões neste ano.

De acordo com a coordenadora-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Irani Ribeiro de Moura, durante os quatro dias de folia são freqüentes ocorrências por intoxicação alcoólica, acidentes, desidratação e desmaios. "Mais de 70% dos casos atendidos pelo Samu são decorrentes da ingestão excessiva de álcool e mal-estar por falta de alimentação adequada", explica.

O Samu está apto a prestar esse atendimento à população, caso haja necessidade. Para isso, basta discar 192, o número nacional de urgência. No Carnaval, as pessoas também poderão acionar os postos avançados criados no período festivo, que estarão em pontos estratégicos das cidades com grande movimentação.

Samu é um programa do governo federal que tem como finalidade reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. Atende urgências clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e psiquiátricas da população.

Recife (PE)  A cidade pernambucana contará com oito ambulâncias de suporte básico (com condutor e um técnico em enfermagem). O centro terá uma viatura de suporte avançado (com condutor, enfermeiro e médico). Ao todo, 275 profissionais da rede municipal e 282 do plantão do Samu (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio) estarão mobilizados na operação. O serviço também montará cinco postos fixos para prestar atendimento aos foliões.

Os postos funcionarão nos seguintes dias e horários:

- No Marco Zero, a partir das 19h da sexta-feira (24);
- Na Rua do Sol, todos os dias, das 7h às 19h;
- Na Pracinha do Diário, o atendimento começa no sábado (25) e segue até terça feira (28), das 7h às 7h;
- No Cais da Alfândega, o posto atenderá de sábado (25) a terça-feira (28), das 19h às 7h;
- No Posto da Rua Piracema, o atendimento será feito apenas no sábado (25), dia da saída do Galo da Madrugada, das 7h às 19h.

Salvador (BA) - A cidade de Salvador também se prepara para os dias de folia. O Samu estará mobilizado com 30 ambulâncias, uma ambulancha (lancha equipada para urgências em saúde), cinco motos, um helicóptero da Polícia Rodoviária Federal, dois trailers, um ônibus e uma viatura de intervenção rápida para começar o atendimento no local da ocorrência. Além disso, nove mergulhadores, 50 médicos intervencionistas do Samu e 65 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde farão parte da escala de plantão diária. A operação especial começa a funcionar nesta quinta-feira (23), a partir das 19h e terminará na quarta feira de cinzas (1º/3), às 19h.

Natal (RN) - A partir da próxima sexta-feira (24) e até a quarta-feira de cinzas, o Samu de Natal vai atuar com equipes de plantão, que contarão com 52 profissionais, entre motoristas, médicos, enfermeiros e pessoal de apoio. O Samu destinará dez ambulâncias para o feriado: oito unidades de suporte básico (com condutor e técnico em enfermagem) e duas unidades de suporte avançado (com condutor, enfermeiro e médico). A vigilância nas praias será intensificada com o deslocamento de uma viatura de suporte básico para a via costeira. O sistema estará em funcionamento durante todo o feriado, das 16h às 7h da manhã do dia seguinte.

Maceió (AL) - O Samu de Maceió deslocará dez ambulâncias de suporte básico (com condutor e um técnico em enfermagem) e três de suporte avançado (com condutor, enfermeiro e médico) para a operação de Carnaval. O Samu também montará pontos de apoio nas áreas de maior fluxo e cederá uma unidade de suporte básico para dar apoio nas zonas litorâneas. Por dia, cerca de 20 profissionais trabalharão nos postos avançados, além de 60 profissionais na central de atendimento. As ações começam neste sábado (24) e terminarão na terça-feira (28), ininterruptamente.

Brasília (DF) - O Samu da capital federal também terá operação especial de Carnaval. Três ambulâncias de suporte básico (com condutor e um técnico em enfermagem) e uma unidade de suporte avançado (com condutor, enfermeiro e médico) serão deslocadas. Além disso, um posto avançado, com área de 200 metros quadrados do Ceilambódromo será destinado ao atendimento médico.

Cada tipo de agravo será atendido em uma área específica, determinada pela cor: verde (alcoolismo e pequenas urgências); amarelo (pacientes que necessitam de soro ou oxigênio); e vermelho (emergências cardiovasculares, traumas e pequenas cirurgias). Ao todo, 120 profissionais estarão mobilizados durante os quatro dias. A operação começa na sexta-feira (24), a partir das 19h, e terminará na terça-feira (28).

São Paulo e Rio - O Samu da capital paulista destinará quatro ambulâncias de suporte básico (com condutor e um técnico em enfermagem cada uma delas) para o sambódromo, durante os dias de desfile.
Para atender o folião no Rio de Janeiro (RJ), o Samu também está elaborando uma operação especial, que deverá ser concluída até o final da semana.

Fonte: Ministério da Saúde
http://portal.saude.gov.br/saude



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade