Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

APELO AOS SENADORES DA REPÚBLICA EM DEFESA DA SAÚDE

Os Secretários Municipais de Saúde do Brasil, em plenária com representantes de todos os estados e capitais brasileiras, através de sua entidade representativa CONASEMS, reunidos hoje, 12-12-2007, reafirmam a defesa da Sistema Público de Saúde , com universalidade e integralidade.
1) Os Municípios têm a plena convicção de que a solução definitiva para o financiamento da saúde pública brasileira seria um aporte mínimo de recursos de 5% do PIB somados os gastos Federal, Estadual e Municipal (hoje é de apenas 3,5 do PIB).
2) Os Municípios continuam defendendo que o valor de recursos federais para o momento deve ser da ordem de 10% da Receita Corrente Bruta da União.
3) Os Municípios defendem, nesta conjuntura de impasse político para a aprovação da CPMF e diante da possibilidade de se ter um passo à frente no financiamento da saúde, a proposta conciliadora e transitória, de que a União aloque a totalidade dos recursos da CPMF para a saúde, o que representaria um aporte de mais R$ 10 bi anualmente.
4) Os Municípios defendem que este recurso diferencial da totalidade da CPMF deve ser garantido como recurso adicional e não substitutivo de outras fontes atuais.
5) Os Municípios defendem a manutenção da decisão da Câmara de Deputados que já rejeitou qualquer inclusão nas despesas típicas e específicas de saúde de gastos com INATIVOS (despesa de previdência), SANEAMENTO (despesa de infra-estrutura) e outras.
6) Os Municípios defendem que a partir de 2012 sejam incorporados minimamente estes patamares, com o compromisso de prosseguir na construção de uma solução definitiva para o financiamento do Sistema Público de Saúde.

Lembramos que os Municípios Brasileiros se comprometem a manter no mínimo 15% de suas receitas próprias destinadas à saúde, salientando que, em 2006, já investiram R$6 bi a mais que o mínimo, tendo esgotado sua capacidade de aumento de gasto em saúde.
Entendendo serem estes os interesses dos cidadãos brasileiros, esperamos que Governo e Oposição, num gesto de grandeza republicana e de estadistas, encontrem um caminho de entendimento.



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade