Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

20 ANOS-REPOLITIZAÇÃO DO SUS

1. 20 ANOS DE SUS – 17 ANOS DE CONSTRUÇÃO DO SUS EM ALTAMIRA
Tive o privilégio de, ainda uma vez, revisitar o coração do Brasil. Numa noite viajei direto 13 hs. Cheguei em Altamira e lá fiquei por sete horas no evento e retornei em seguida por mais uma noite em 14 hs. Trinta e quatro horas em trânsito-transe. Valeu. Nestas horas mais recebo do que oferto. Ver o CONSELHO MUNICIPAL DE ALTAMIRA organizando um evento para comemorar o SUS-CESSO do SUS. Este ato tinha a presença da Secretária Estadual de Saúde do Pará e um representante da Secretaria de Gestão Participativa do MS, o Prf.Raimundo. Para mim foi um ato símbolo. Altamira fica no coração do Brasil, nas margens do Xingu, cortada pela transamazônica ainda em terra e a 12 hs de carro da capital Belém. Altamira, o coração do Brasil e da Selva Amazônica é com certeza o maior município brasileiro em extensão territorial. Dizem uns que o maior do mundo ainda que outros afirmem que deva existir algum maior na China. Foi lá que, em meio a todas as comemorações prestigiadas, internacionais e nacionais, com grandes e renomados conferencistas que vem acontecendo Brasil afora, se deu um seminário de enorme significado. O Conselho Municipal de Saúde realizou o SEMINÁRIO 20 ANOS DE SUS E 17 ANOS DE IMPLANTAÇÃO DO SUS EM ALTAMIRA. A história de Altamira eu acompanho nas andanças já há muito tempo. Tenho que fazer um destaque da liderança e persistência de GRACINDA MAGALHÃES, uma mulher forte e tenaz e quem, neste ato, resgatou a história sob o título MEMÓRIAS DA MILITÂNCIA da qual retiro a seguinte frase: “Esta história (17 anos de construção do SUS em Altamira) tem muitos pais, sem dúvida, mas apenas uma mãe: a militância dos movimentos sociais. Não queremos aqui tirar méritos nem negar a importância e participação dos diversos segmentos no processo de 17 anos de construção do SUS em Altamira. Mas, dando a César o que é de César, fomos nós (movimento popular) que tomamos nas mãos as rédeas de nosso destino e com muito suor e lágrimas, escrevemos a nossa história, construindo o SUS que queremos.” Homenagem primeira a Gracinda que condecoro como símbolo da militância em Altamira e no Brasil. Vale lembrar a participação da Igreja Católica e sua militância progressista social na figura do Padre Sávio Corinaldesi e de algumas Freiras que apoiaram, incentivaram e participaram da luta. O Conselho fez uma homenagem final com direito a quadro comemorativo, a todas estas pessoas e mais um punhado delas dos vários segmentos de militância. Ainda temos motivo e razão para acreditar e continuar lutando para a concretização e aperfeiçoamento do SUS enfrentando o desafio de fazê-lo posse de todos os cidadãos. O SUS não pode ser o enheitado, apenas tolerado por falta de melhor! Tem-se que ter sentimento de posse capaz de impulsionar a todos para fazê-lo melhor e mais eficaz.

2. AUMENTO DO PAB - PT 2490 DE 21-- eleva o valor do pab de 15 para 16 reais retroativo a setembro. A base populacional é a estimada para 2006 acrescida da população assentada, município a município. Para uma melhor avaliação é preciso resgatar a história do PAB-FIXO que foi criado pela NOB-96 em setembro de 1996 por ocasião da X Conferência Nacional de Saúde. Nos estudos para a implantação da NOB o valor do PAB estava previsto para 12 reais. Hoje se corrigido pelo IGPM-DI para setembro de 2008 , deveria estar em: R$36 reais (três vezes mais). Contra fatos, não tem argumentos. Ainda há quem diga que é maldade e intriga dizer que o governo federal vem sistematicamente desfinanciando a saúde. Nenhum programa de saúde federal dá conta de financiar o que deve e pretende, se não for com complementação de uma, duas ou três vezes os valores da transferência federal pelas Secretaria de Saúde municipais e estaduais.

3. SEMINÁRIO NACIONAL DE SAÚDE MENTAL E TRABALHO – OUTUBRO 28-29 ... AINDA HÁ TEMPO. Um convite da Maria Maeno que já teve que ampliar os espaços diante do número de pessoas interessadas em participar. Vá à fonte: www.fundacentro.gov.br/saudemental ou www.fundacentro.gov.br e acionar o ícone à direita no canto superior. Sucesso à equipe responsável . O momento é essencial para nossa reflexão já que trabalho e sofrimento mental cada dia estão mais associados neste estilo de vida de nossos tempos.

BOA SEMANA.

"SAÚDE DEPENDE DA LEI DOS 5 + : MAIS BRASIL, MAIS SAÚDE-SUS, MAIS EFICIÊNCIA, MAIS HONESTIDADE E MAIS RECURSOS."
SAÚDE! PAZ! FELICIDADE!
Gilson Carvalho
Médico Pediatra e de Saúde Pública



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade