Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Secretário critica as UPAs

Antecipando o que deverá ser tema do debate eleitoral deste ano, o secretário municipal da Saúde, Januário Montone, criticou ontem as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), criadas pelo Ministério da Saúde no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT). "A UPA é uma cópia mal feita da AMA", disse Montone ao ser questionado se acolheria o modelo das UPAs dentro do projeto de expansão das AMAs.
As AMAs (unidades de Atendimento Médico Ambulatorial), criadas em 2005 durante a administração de José Serra (PSDB) na prefeitura, também são um tipo de pronto-atendimento. Os dois modelos são criticados por especialistas em saúde por não enfocarem a prevenção.
Segundo Montone, as UPAs, apesar de ajudarem, fariam um atendimento isolado. "A nossa é integrada, a pessoa sai com consulta marcada no posto." Montone, porém, disse em seguida que os modelos são parecidos. "O que estou frisando é que nós começamos primeiro." Em nota, o ministério destaca que 99% dos pacientes têm os problemas solucionados nas UPAs.

Fonte: O Estado de S. Paulo



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade