Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

MPF/MA discute falta de medicamentos a portadores de HIV

Em reunião com o movimento "Tolerância Zero", procuradora regional dos Direitos do Cidadão informa que dará continuidade a processos contra o estado
No último dia 28, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão, Ana Karízia Távora Nogueira, reuniu-se com integrantes do movimento "Tolerância Zero" para discutir soluções para a falta de medicamentos aos portadores do vírus HIV no Maranhão. Uma mobilização nacional aconteceu em dez estados, em frente às Secretarias de Saúde. No Maranhão, o Ministério Público Federal foi procurado pela falta de apoio dos outros órgãos.

A procuradora explicou que já existe uma representação do MPF contra o estado desde 2009, quando a denúncia da falta de medicamentos veio à tona por meio de notícia publicada em um jornal local. "A representação foi encaminhada ano passado, mas até a presente data não obtivemos resposta do estado. Já encaminhamos também dois ofícios à Secretaria Estadual de Saúde para tratar das questões e novamente não recebemos respostas", disse.

Durante a reunião, a procuradora afirmou que o MPF/MA dará continuidade aos processos iniciados no ano passado, reiterando os ofícios encaminhados à Secretaria de Saúde. "Não vamos nos contentar com a falta de resposta do estado e, se preciso for, entraremos com uma ação judicial", destacou.

No Maranhão, o Fórum Maranhense das Respostas Comunitárias de Luta contra o HIV distribuiu uma carta aberta à sociedade, na qual denuncia o descaso do poder público com os portadores do vírus. As denúncias envolvem não só a falta de medicamentos, garantidos pela Lei 9313/96, mas também a negligência do estado com relação às irregularidades no Hospital Getúlio Vargas; a falta de outros itens para o tratamento do HIV, como o leite para crianças filhas de mães soropositivas e a ausência de políticas públicas de combate à juvenização da AIDS.

Fonte: www.pgr.mpf.gov.br



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade