Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Ligia Bahia: nova colunista do O GLOBO

A ex-diretora CEBES e outros sete especialistas se juntarão ao grupo formado por nomes como Elio Gaspari, Zuenir Ventura, João Ubaldo Ribeiro e Veríssimo, que ocupam o espaço Opinião.

A ex-diretora do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), Ligia Bahia, faz parte, desde sábado (17), do novo grupo de colunistas que assinarão artigos para o espaço “Opinião” do jornal O Globo. Além de médica sanitarista, fazem parte do quadro de convidados: Dorrit Harazim e Marcos Sá Correa, jornalistas; Cacá Diegues, cineasta; Claudio Salm, economista; Flavia Piovesan, professora de Direitos da PUC-São Paulo, Marco Antonio Villa, historiador. Segundo texto de divulgação do jornal, "eles representam um acréscimo de qualidade no elenco de colunistas, que, diariamente, analisa temas revelantes para o país”.

“Recebi o convite com muita alegria. Considero que se trata de uma convocação que decorre do reconhecimento de um trabalho totalmente apoiado pelo conhecimento acumulado na área de saúde coletiva. Portanto, me considero uma das intérpretes dessa imensa orquestra, disse Lígia, que acredita ser fundamental que o debate sobre a reforma sanitária atinge a grande imprensa. “Espero que consigamos ampliar nossos espaços de interlocução na mídia”, apontou.

Os novos colunistas se juntarão ao grupo já formado por Elio Gaspari, Zuenir Ventura, Veríssimo, Luiz Garcia, Roberto DaMatta, Nelson Motta, Carlos Alberto Sardenberg, Glaucio Soares, João Ubaldo Ribeiro, Paulo Guedes, Paulo Nogueira Batista Jr., Denis Lerrer Rosenfield, Rubens Barbosa, Sérgio Besserman, Rodrigo Botero Montoya, Demétrio Magnoli e Joseph Stiglitz, entre outros. Ao todo serão 38 profissionais.

Ainda de acordo com a notícia da publicação, a escolha dos novos nomes trará mais pluralidade no debate de ideias. “Em um mundo onde é constante o bombardeio de informações, às vezes, desencontradas, cada vez mais o leitor requere um ponto de referência, para se posicionar diante do que lê, ouve e vê, na televisão, no rádio e na internet. E, até mesmo, para firmar uma posição contrária àquela eventualmente assumida pelo jornal”, diz o texto.

Atualmente, professora de Economia da Saúde da UFRJ, Ligia possui experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde e Planejamento.

Para Ligia, ter um profissional de saúde que defenda os princípios da reforma sanitária, na lista de colunistas que expõem suas opiniões, em um grande veículo de comunicação, é uma baita conquista, mesmo que o espaço ainda seja pequeno para abrigar tantas questões relevantes. Segundo ela, é preciso que as discussões a respeito da saúde pública no Brasil ocupem a mídia para alcançar um público amplo e diversificado de leitores. “O espaço é muito exíguo para comportar tudo o que temos a dizer. Mas certamente é muito importante que retomemos o hábito de escrever para um público mais vasto. É um imenso desafio. Conto com o respaldo do Cebes para dar conta da tarefa”, disse Ligia.

Fonte: Blog do Cebes



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade