Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Projeto reconhece ultrassonografia como especialidade médica

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7708/10, do deputado Renato Amary (PSDB-SP), que reconhece a ultrassonografia como especialidade médica.

O autor da matéria argumenta que a mudança é necessária porque o ultrassom é pouco ensinado nas faculdades de Medicina. O exame é um dos conteúdos da área de radiologia e diagnóstico por imagem, que também tem matérias como tomografia, radiologia convencional, ressonância e medicina nuclear.

"Não há tempo suficiente para o ensino de conceitos básicos de ultrassom. Os especialistas saem sem noção do alcance do exame no diagnóstico e sem saber qual tipo de ultrassom indicado para cada paciente", argumenta Amary.

O parlamentar também reclama da falta de especialização adequada dos profissionais que trabalham com ultrassom. "A maior parte dos ultrassonografistas não vêm da radiologia e sim de outras especialidades clínicas e cirúrgicas, formados em cursos paralelos de ultrassom, muitas vezes insuficientes para uma boa formação", avalia.

Presença de médico
Amary lembra que o exame de ultrassom é, dentro da área de radiologia, a única modalidade que depende da presença do médico. Nas demais, o técnico faz as imagens do paciente e o radiologista avalia posteriormente e dá o laudo do exame.

"O exame depende muito do operador, pois só se obtém as imagens dos locais em que o médico passar o aparelho. Por isso, o médico deverá ter uma boa formação para não deixar escapar informações importantes", explica o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: www.camara.gov.br



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade