Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Repolitização do SUS: caravana em defesa do SUS

Um dos caminhos para o fortalecimento do SUS é trazê-lo a mais uma discussão pública envolvendo toda a sociedade. Ainda que já em implantação há mais de 45 anos (iii CNS -1963), e implantado oficialmente há 20 anos (CF - 1988), ainda temos um longo desafio: fazer que o SUS seja uma questão fundamental de garantia de cidadania de todos os brasileiros, ricos e pobres, empregados e desempregados, crianças, jovens, adultos e idosos.


Temos que nos desdobrar para colocá-lo em discussão em toda a sociedade. Mesmo implantado Brasil afora, sua implementação, suficiente e eficiente (qualidade!), precisa de grande esforço social com responsabilidade coletiva. Várias entidades e movimentos, estados e municípios, em 2008, realizaram eventos pelos 20 anos do SUS apesar de notada a ausência do ministério da saúde pelos indecifráveis mistérios da política de governo. Agora, retoma-se a empreitada, tendo a frente o conselho nacional de saúde, mais por decisão interna de seus segmentos, que por uma proposição governamental.


O conselho nacional de saúde sai de Brasília durante o ano de 2009 e vai a todos os estados realizando uma caravana em defesa do SUS, iniciada em março, pelo maranhão. O lema é “todos em defesa do SUS” onde se discutem os temas centrais de sua agenda política: defesa do SUS como patrimônio social e cultural imaterial da humanidade, gestão do trabalho, modelo de atenção à saúde, financiamento, participação da comunidade exercendo o controle social, intersetorialidade, complexo produtivo de saúde e humanização no SUS.


O SUS tem que ser debatido em profundidade valorizando seus feitos positivos (e muitos), condenando seus desacertos e ausências e preparando-o para enfrentar os novos desafios, mais evidentes pela crise econômica mundial com menos renda, mais desemprego e mais sofreres do corpo e alma. É louvável e oportuna a iniciativa de se discutir Brasil a fora a distância entre o comemorado SUS legal (virtual), considerado dos melhores sistemas de saúde do mundo e o SUS real, do dia a dia, cheio de mazelas a serem resolvidas.


Além dos eventos em cada estado o CNS abriu dois livros de assinatura eletrônica em defesa do SUS para qualquer cidadão aderir através da internet. A primeira adesão é em defesa da aprovação da regulamentação da EC-29 que visa garantir mais recursos públicos para a saúde; a definição do que são e não são ações e serviços de saúde; a visibilidade e controle institucional e social sobre o SUS. A segunda adesão é em defesa de que o SUS seja considerado patrimônio social e cultural imaterial da humanidade.


Estamos todos convidados a votar:
1) sou a favor da regulamentação da ec29
http://www.conselho.saude.gov.br/webec29/index.html.
2) sou a favor do SUS patrimônio da humanidade:
http://www.conselho.saude.gov.br/websus/index.html

O desafio está posto e espera-se que cada um faça a sua parte: analisar o direito à saúde no Brasil, garantido pelo SUS, e buscar saídas políticas, técnicas e financeiras para que ele consiga ser um sistema de saúde com suficiência e eficiência para todos os brasileiros.



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade