Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Senado abre nesta terça-feira a 6ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência

O Plenário abrirá nesta terça-feira (7), às 14h, a 6ª Semana do Senado Federal de Acessibilidade e Valorização da Pessoa com Deficiência, comemorada até quinta-feira (9). A solicitação partiu do senador Flávio Arns (PSDB-PR).
 
O evento fomenta debates e incentiva ações para inclusão de pessoas com deficiência, e faz parte do programa Senado Inclusivo, em parceria com outras entidades. Neste ano, a semana terá a exposição de arte, desfile de moda inclusiva, shows, lançamentos de livros, palestras e fóruns sobre inserção social, conforme programação divulgada pela Secretaria de Relações Públicas.
 
Segundo dados do Censo realizado em 2000 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, seja desde o nascimento ou adquirida ao longo da vida. Os dados totalizam 14,5% da população brasileira.
"Atividades comuns como visitar o museu, ir ao cinema, pegar o ônibus, ler um livro, nas quais acreditamos não haver dificuldade, tornam-se difíceis e constrangedoras quando não adaptadas à realidade de pessoas com limitações físicas", diz Mônica de Araújo, coordenadora do programa Senado Inclusivo.
 
Programação
 
A programação do Senado para homenagear pessoas com deficiências está variada. Na terça-feira (7), está previsto desfile de moda inclusiva com a participação do ex-jogador de futebol e deputado federal eleito Romário de Souza Faria e sua filha Ivy. Nesse dia também será aberta a exposição Obraviva - Sonho e Realidade, com as obras do artista plástico Arthur Bispo do Rosário.
 
Na quarta-feira (8), ocorrerá o 6º Fórum Senado Debate Brasil, com o tema "Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência nos Planos Nacional e Internacional". Em seguida, o capitão Nelson Leoni fará palestra sobre o livro Haiti: uma lição de vida. O militar, reformado devido a um grave acidente ocorrido durante a missão de paz do Brasil no Haiti, contará como sobreviveu a um tiro de fuzil.
 
No último dia do evento, quinta-feira (9), serão feitos o balanço e as conclusões do encontro. Haverá, também, apresentação dos atletas do Comitê Paraolímpico Brasileiro e show das bandas Toque Especial e Tribo de Jah.
 
Por Helena Daltro Pontual
 
Fonte:  Agência Senado


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade