Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Direitos sexuais e direitos reprodutivos

Por Ivanilde Batista, Aneps Goiás
 
A Aneps Goiás esta contribuindo com um Núcleo Livre - Direitos sexuais e direitos reprodutivos é parte doCurso de Formação de Educadores do Campo – Pedagogia da Terra – Programa Nacional de Educação nas Áreas de Reforma Agrária – PRONERA – Via Campesina. Curso é ministrado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás.
 
Esse tema - direitos sexuais e direitos reprodutivos, foi escolhido pelas/os estudantes, traz oportunidades dialógicas na perspectiva da política pública, ressaltando o valor da ética dos direitos humanos, libertário e igualitário. Para tanto garantir os direitos sexuais e direitos reprodutivos como relações sociais construídas num contexto de cidadania, heterossexualidade e a homossexualidade, como práticas sexuais igualmente livres.
 
Assim serão discutidos os desafios para as políticas públicas, direitos e justiça social, desigualdades de gênero, classe, raça e expressão sexual.
 
A saúde como dimensão da política pública tem sido um tema central para todos os setores que trabalham e agem politicamente em torno dos direitos de mulheres e homens entre eles os direitos reprodutivos e os direitos sexuais.
 
OBJETIVO
 
- Compreender os temas Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos como relações sociais construídas num contexto de cidadania, heterossexualidade e homossexualidade como práticas sexuais igualmente livres.
- Refletir sobre a pluralidade e a diversidade de concepções e conceitos, avanços e limites na estruturação do SUS – Sistema Único de Saúde, reconhecendo o direito social em relação à
reprodução e ao exercício da sexualidade.
- Reafirmar os princípios do direito a saúde,  trazendo a educação popular como caminho  capaz 
de fortalecer  o SUS, a mobilização e participação social.
 
PROPOSTA METODOLÓGICA
 
A construção do conhecimento iniciará partindo da vivencia e anseios das/os estudantes e se desenvolverá através de rodas dialógicas, seminário, oficinas, exibição de filmes, leituras de textos e documentos, vivências e visitas a instituições e movimentos que lidam com o tema proposto. Serão convidados/as pessoas de movimentos sociais e instituições para contribuir em cada momento temático da programação.
 
AVALIAÇÃO
 
A avaliação será na trilha da educação popular com reflexões sobre as atividades e suas contribuições para a vida de cada participante.
 
O Núcleo Livre é destinado aos estudantes de Pedagogia da Terra e acontecerá na Faculdade de Educação de UFG entre os dia 17 de janeiro a 10 de fevereiro de 2001 e conta com a contribuição de diversos parceiros da Educação Popular e Saúde em Goiás.
 
Para maiores informações, entrar em contato com iv_batista@yahoo.com.br


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade