Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Falta de médicos é o principal problema do SUS

Instituto divulga estudo sobre saúde no Brasil. Planos de Saúde também foram alvo da análise.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou nesta quarta-feira, dia 09, às 10h, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, auditório do subsolo), o Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) com o tema “saúde”. O estudo teve por objetivo principal avaliar a percepção da população sobre serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e incluiu perguntas sobre planos e seguros privados de saúde.
 
O SIPS Saúde apresenta a percepção dos entrevistados sobre cinco serviços do SUS: atendimento em centros ou postos de saúde, atendimento pela Saúde da Família, a distribuição gratuita de medicamentos, atendimento por médicos especialistas e de urgência e emergência.

Segundo a pesquisa, 57,9% dos entrevistados que usaram ou acompanharam familiares para atendimento no sistema público de saúde nos 12 meses anteriores à pesquisa apontaram a falta de médicos como o problema mais grave do SUS. Dentre os que não utilizaram o sistema público, a falta de médicos foi apontada como principal problema por 58,8%.

Os aspectos positivos do sistema, destacados por usuários e não usuários, é o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.  Mais da metade dos entrevistados (53,2% dos que utilizam o sistema e 50,1% dos que não utilizam) apontou o item: "Todo e qualquer brasileiro possa ter acesso aos serviços de saúde gratuitamente" como o grande diferencial da rede pública de saúde em relação à rede privada.
 
Os resultados mostram também que os serviços do SUS são mais bem avaliados por aqueles que costumam utilizá-los quando comparados com aqueles que não os utilizam. A pesquisa mostra, também, a percepção dos entrevistados sobre os principais motivos para contratarem plano ou seguro de saúde. Nesse quesito, de acordo com os dados, a rapidez no atendimento é o primeiro motivo que leva o usuário a optar pelos planos privados (40%), seguido pelo fornecimento gratuito do benefício pelo empregador (29, 2%).

Os principais problemas relacionados aos planos de saúde são o preço das mensalidades (39,8%); não haver cobertura para algumas doenças ou procedimentos (35,2%) e o fato de às vezes o plano não pagar o tratamento necessário (21,9%).

A pesquisa também considerou a percepção dos usuários do SUS em relação à Estratégia Saúde da Família. De acordo com o estudo, 80,7% dos entrevistados avaliaram o serviço como “muito bom ou bom”, sendo o programa melhor avaliado pela população que utiliza o sistema universal.
  
A pesquisa
 
Os dados para a realização do SIPS Saúde foram coletados no período de 3 a 19 de novembro de 2010, nos domicílios dos entrevistados. O questionário foi aplicado a uma amostra de 2.773 pessoas residentes em domicílios particulares permanentes, em todas as unidades da federação.
A amostragem considerou a distribuição dos domicílios em cotas para Brasil e regiões e as variáveis de controle validadas posteriormente: sexo, faixa etária, faixas de renda e escolaridade.
Com colaboração do Ipea. 


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade