Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Tempo de atendimento é principal problema do SUS, diz ministro.

Começou há pouco a audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O ministro afirmou que os desafios enfrentados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não são muito diferentes dos existentes em outras nações. “Nosso principal problema, que é igual ao dos outros países que têm um sistema público, é o tempo de espera para o atendimento”, disse.
 
Padilha defendeu que há uma diferença grande entre a visão de quem é atendido pelo SUS e de quem não é. Ele citou uma pesquisa segundo a qual pacientes do sistema classificaram o atendimento como “bom” em 58% das vezes e “muito bom” em 13%. Em 22% das ocasiões, o serviço foi considerado “ruim”, e em 7% “muito ruim”.
 
O ministro ressaltou que são feitos 3,5 bilhões de consultas e procedimentos ambulatoriais, e 11 milhões de internações por ano. De acordo com ele, o SUS precisa ser reformulado para dar conta das mudanças que a sociedade brasileira vem passando desde que o sistema foi previsto na Constituição de 1988. “A mudança provocada pela redução da taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida modificam as prioridades com o crescente envelhecimento da população”, lembrou.
 
Fonte: Agência Câmara


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade