Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Consórcio Intermunicipal é bom exemplo na Saúde

Por José Dirceu, advogado, membro do Diretório Nacional do PT e ex-ministro da Casa Civil. Artigo publicado no jornal ‘O Tempo’ de 14/05/2011.

 

Tiveram início os trabalhos do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde, uma experiência que tem de ser acompanhada de perto pelos administradores municipais, em especial os das capitais: a entidade, que reúne municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, vai direto ao ponto para melhorar a qualidade da rede pública de saúde nos grandes centros.

 

Aposta na integração de sistemas e na gestão compartilhada, uma forma de utilizar o potencial do complexo de saúde das cidades em torno da capital mineira de forma rápida e barata, sem apelar para grandes obras.

 

Prova disso é que a primeira ação do órgão deve render resultados em apenas 90 dias, com a descentralização do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que hoje está apenas em Belo Horizonte, para Caeté, Sabará, Ribeirão das Neves, Nova Lima e Vespasiano.

 

Os próximos passos, de acordo com o prefeito Walace Ventura (PSB), de Ribeirão das Neves, eleito primeiro presidente do órgão, são a compra conjunta de medicamentos para aumentar as quantidades e negociar preços melhores, a padronização dos salários dos profissionais da saúde e a ampliação da oferta de consultas.

 

Ou seja, as cidades qualificarão seu atendimento para casos de baixa ou média complexidade nas unidades de saúde básica e pronto-atendimento para que as pessoas se desloquem cada vez menos aos hospitais de Belo Horizonte, que têm como objetivo principal atender casos de alta complexidade.

 

Para que a reorganização do sistema tenha efeito, será necessário aumentar a oferta de exames e consultas especializadas, o que também pode ser feito sem necessariamente construir novos equipamentos. O orçamento inicial do consórcio será de R$ 280 mil por ano, uma contribuição de R$ 40 mil de cada município, valores que tendem a crescer de acordo com o êxito da experiência.

 

A iniciativa segue o que os especialistas em saúde pública apontam como caminho para melhorar o setor no Brasil: profissionalizar e modernizar a gestão, integrando sistemas e considerando o fato de que as cidades conurbadas em regiões metropolitanas enfrentam problemas comuns.

 

A criação do consórcio compartilha ainda o espírito do cartão SUS, que fará com que os históricos dos pacientes sejam facilmente visualizáveis em qualquer unidade pública do Brasil, e da Emenda 29, que redefine o papel de cada ente da Federação no financiamento da saúde.

Seria alvissareiro que fossem estabelecidos mais consórcios nesses moldes, de acordo com a lei sancionada pelo ex-presidente Lula em seu segundo mandato, inclusive para incentivar a discussão dessas ações, que dependem do governo federal e do Congresso.

 

Afinal, leva à união não apenas das prefeituras, mas também da sociedade, no debate em torno de medidas que são relativamente simples, mas que podem melhorar muito a qualidade da saúde no Brasil em curto prazo.

 

Fonte: Blog Saúde com Dilma



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade