Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

SUS fornecerá novo tratamento para diabetes tipo 1

As crianças e adolescentes com diabetes tipo 1 agora receberão novo tratamento médico oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Ceará, o qual também deverá fornecer canetas aplicadoras de insulina, agulhas de 5 mm de comprimento e os medicamentos Glargina (Lantus), Detemir (Levemir), Lispro (Humalog) e Aspart (Novorapid). A decisão, da 5ª Vara Federal, obriga a União, o governo do Ceará e o município de Fortaleza a fornecer os medicamentos e arcar com todos os custos.
 
O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal do Ceará, sob o argumento que o estado fornece apenas a insulina regular e a NPR, insuficientes para o tratamento da diabetes do tipo 1. O MPF-CE também conta que o estado fornece apenas agulhas de 8 mm e 12 mm, que causam incômodos aos pacientes, resultando em efeitos colaterais como tremores, tontura e até convulsão.
 
Na decisão, o juiz da 5ª Vara Federal ainda considerou o argumento do MPF cearense de que o medicamento distribuído pelo SUS ao estado tem curta duração, de apenas cinco dias, e, por isso, acabam sendo necessárias várias aplicações. O novo tratamento, segundo o MPF do Ceará, proporciona mais qualidade de vida às crianças e adolescentes que têm a doença. Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF-CE.
 
Fonte: Conjur


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade