Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

ANS inclui 69 itens médicos obrigatórios

02 de agosto de 2011
 
Saúde:
 
Beth Koike
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga hoje a lista dos 69 novos procedimentos médicos que as operadoras de planos de saúde serão obrigadas a oferecer a seus clientes a partir de 1º de janeiro do próximo ano.
 
Dos 69 itens que compõe o novo rol, mais da metade são referentes a videolaparoscopia e videoendoscopia, procedimentos médicos pouco invasivos. Essa é a terceira vez que fazemos inclusões no rol. Na primeira vez, em 2008, foram 150 inclusões porque havia muita defasagem. Agora, a tendência é esse número ir diminuindo, incluir as maiores demandas dos usuários e analisar qual a melhor indicação para determinados procedimentos médicos, explicou Martha Oliveira, gerente de regulação assistencial da ANS.
 
A nova lista de procedimentos, que ficou em consulta pública entre 15 de abril e 21 de maio, recebeu 6.522 sugestões. Desse total, 69% foram indicações de consumidores. Os três procedimentos que tiveram a maior demanda por parte dos usuários de planos de saúde foram tratamento de pés de diabéticos (oxigenoterapia hiperbárica), exames para análise genética de câncer (análise molecular de DNA) e para diagnóstico de infarto (angiotomografia coronariana).
 
Segundo Martha, ainda não é possível mensurar o impacto que esses novos procedimentos terão nos custos dos planos de saúde. Só conseguimos saber o custo do novo rol após um ano de adoção. Isso porque muitas vezes adota-se um procedimento mais caro, mas o beneficiário deixa de fazer outros tipos de procedimentos médicos e pode haver uma economia, disse a gerente da ANS. Ela informa que o rol de 2008, que teve 150 inclusões, gerou impacto de apenas 1,1% no custo dos planos de saúde, que foi repassado no reajuste autorizado pela agência reguladora. O impacto do rol adotado em 2010 será publicado no próximo mês.
 
Fonte: Valor Econômico


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade