Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Câmara aprova alerta para presença de lactose em remédios

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, nesta quarta-feira, a obrigatoriedade de os laboratórios farmacêuticos informarem no rótulo dos remédios a existência de lactose na composição.
O objetivo é alertar as pessoas que têm intolerância ao leite e seus derivados. A medida vale para medicamentos nacionais e importados. A lactose é usada em medicamentos como anti-inflamatórios e antiácidos, para dar forma ou volume e facilitar a administração.
 
A medida está contida no Projeto de Lei 5368/09, do deputado Sandro Mabel (PR-GO), que recebeu parecer favorável do relator, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL). Aprovada em caráter conclusivo, a proposta - já aprovada nas comissões de Defesa do Consumidor; e de Seguridade Social e Família - seguirá para o Senado caso não haja recurso para que seja votada pelo Plenário.
 
Punição

Segundo o projeto, o desrespeito à lei poderá levar o laboratório a ser processado por infração sanitária, que vai desde advertência até cancelamento de autorização para funcionamento de empresa.
 
A intolerância à lactose se manifesta no indivíduo por meio de distúrbios do trato gastrointestinal, como náuseas, vômitos e diarreia. Ela é provocada pela ausência de uma enzima no organismo, chamada lactase, que impede a digestão e a absorção da lactose, açúcar encontrado no leite e seus derivados.
 
Reportagem - Oscar Telles

Edição – Newton Araújo
 
Leia aqui a íntegra da PL - 5368/09
 
Fonte: Agência Câmara


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade