Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Senado lança Campanha Nacional do Teste da Orelhinha

O Senado Federal lançou na manhã desta quinta-feira (06) a Campanha Nacional do Teste da Orelinha, cujo tema é "Dê ouvidos ao direito do seu filho". O evento foi realizado na Presidência da Casa, com o apoio da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs) e marcou um ano da Lei nº 12.303, oriunda de projeto do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
O teste da orelhinha, que dura de 3 a 5 minutos, consiste na avaliação da audição por meio de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA) em recém-nascido para diagnóstico precoce de perda auditiva. O exame é indolor, pode ser realizado com a criança dormindo e ocorre por meio de um pequeno fone colocado na parte externa do ouvido. Este fone é capaz de gerar estímulos sonoros que mostram como o ouvido do recém-nascido reage aos sons.
 
O senador Inácio Arruda participou da solenidade e se disse grato aos que o ajudaram a aprovar o projeto.
 
- Eu tomei uma iniciativa legislativa que foi aprovada no Congresso e sancionada pela presidência, mas só foi possível aprová-la com o apoio daqueles que têm a responsabilidade de cuidar das crianças brasileiras - disse o senador.
 
Segundo a presidente do Conselho Federal de Fonodiaulogia, Bianca Queiroga, a realização do exame diminui os gastos públicos com próteses e com a educação especial para surdos, oferecendo uma melhor adaptação social e cognitiva para os indivíduos.
 
Também presente no encontro, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) falou da conveniência da adoção deste procedimento nos hospitais e maternidades do país.
 
- Não basta aprovar uma lei tão importante sem torná-la acessível ao público. O primeiro passo para fazer uma lei ser efetivada e cumprida, é divulgá-la para a população - afirmou a senadora.
 
Veja mais informações sobre a campanha, além de vídeo e cartazes, no site especial criado pelo Senado.
 
Da Redação
 
Fonte: Agência Senado


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade