Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Fórum nacional discute desafios brasileiros na urgência e emergência

O Conselho Federal de Medicina (CFM), realiza, nesta quinta e sexta-feira (20 e 21), em Brasília (DF), na sede do CFM, o II Fórum Nacional de Urgência e Emergência. Será uma oportunidade para especialistas e médicos que atuam na área discutirem as políticas do Ministério da Saúde para o setor de urgência e emergência e seus resultados. Também serão abordados a formação do emergencista, a responsabilidade do médico regulador no atendimento pré-hospitalar e aspectos éticos que permeiam a urgência e emergência. Outros temas que compõem a pauta são: protocolo de classificação de risco e a crise da UTI no Brasil.
O coordenador do II Fórum, conselheiro federal Mauro Ribeiro, destaca que o objetivo do evento é buscar uma solução para os principais desafios do setor a partir das contribuições de especialistas, médicos e autoridades.
Protesto – O fórum acontece em um momento de engajamento das entidades médicas por melhorias no SUS. Está programado para 25 de outubro o Dia Nacional de Protesto e Paralisação na saúde pública, resultado de um amplo movimento com atividades organizadas pelos estados nas quais se protestará contra as más condições de trabalho e de assistência oferecidas pela rede pública, entre outros pontos.
Crise da UTI – Durante audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, na terça-feira (18), data em que se comemorou o Dia do Médico, o conselheiro Mauro Ribeiro – que coordena no CFM a Câmara Técnica de Urgência e Emergência – destacou que o setor é uma das “faces mais perversas” da crise que atinge o SUS, pois prejudica justamente os pacientes que mais precisam do suporte do Estado.
Neste cenário em que o Ministério da Saúde admite que a pasta registra déficit de leitos em quase todos os estados, a discussão sobre os principais desafios do setor será um dos pontos centrais do fórum.
O Fórum – Os tópicos selecionados resultam de um amplo e longo debate. As câmaras técnicas estaduais de urgência e emergência realizaram eventos locais e aprofundaram as discussões em fóruns regionais: Norte / Nordeste / Centro-Oeste em Fortaleza (CE), em 17 de junho, e Sul / Sudeste em Vitória (ES), em 8 de julho.
“Agora, queremos abarcar problemas e demandas do país inteiro. Os desafios se repetem e vamos buscar soluções conjuntas”, explica Ribeiro.
Os debates serão conduzidos por representantes de entidades médicas, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Comissão Nacional de Residência Médica (CNMR), Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (Abramurgem) e Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), entre outros.
Serviço
II Fórum Nacional de Urgência e Emergência do CFM
Data: 20 e 21 de outubro de 2011
Local: Conselho Federal de Medicina (SGAS 915, Lote 72, Brasília, DF)
Informações (assessoria de imprensa): (61) 3445-5940
A programação completa está disponível em www.eventos.cfm.org.br
 
Fonte: CFM


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade