Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Próteses mamárias: lotes serão testados antes de entrarem no Brasil

A ANVISA quer tornar obrigatória a realização de testes de qualidade para todas as remessas de implantes mamários que chegarem ao país. A proposta consta de Consulta Pública que será publicada nesta quinta-feira (19/1), no Diário Oficial da União. Durante 30 dias (até o dia 17 de fevereiro de 2012), a população poderá enviar contribuições ao texto.
 
A medida tem a finalidade de fortalecer o controle sanitário e permitir, à autoridade sanitária brasileira, atestar as informações apresentadas pelo fabricante no momento do registro do produto. Atualmente, os certificados de conformidade e qualidade são entregues à Agência como requisito para obtenção de registro. Com a nova norma, essa certificação será exigida, também, para todos os lotes destinados à venda no país.
 
A proposta de resolução estabelece, assim, que os fabricantes de próteses mamárias, antes de oferecerem seus produtos ao mercado nacional, deverão enviá-los para análise em laboratórios no Brasil, designados pela ANVISA e acreditados pelo Inmetro.  A certificação de todos os implantes passa a ser requisito para o comércio dos produtos.
 
Segundo o Gerente-geral de Tecnologia de Produtos para Saúde da ANVISA, Joselito Pedrosa, a medida da ANVISA é pioneira. “O Brasil será o primeiro país a exigir a certificação destes produtos lote por lote. Além disso, a ANVISA integra o Painel Permanente Internacional de Monitoramento de Próteses Mamárias”, informou o gerente-geral.
 
A Diretoria Colegiada da ANVISA determinou, ainda, o estabelecimento de um plano de monitoramento para as próteses vendidas no país antes da aprovação da nova norma.  Os diretores definiram um prazo de 30 dias para a apresentação do documento à sociedade.
 
Fonte: ANVISA


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade