Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Uma promessa aos doentes crônicos

09 de fevereiro de 2012 
 
Ministério da Saúde confirma que PAC não vai mais bancar reformas nas casas de adobe, um ambiente propício para a proliferação do barbeiro
 
Por Vinicius Sassine
 
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, confirmou ontem ao Correio que o Programa de Melhoria Habitacional para o Controle da Doença de Chagas está definitivamente excluído do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mesmo assim, segundo Padilha, o projeto vai continuar, com execução da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) - subordinada ao ministério - e custeio exclusivo da pasta. "O programa continua, mas fora do PAC."
 
O ministro assegurou também que a pasta vai privilegiar o atendimento aos doentes crônicos de Chagas. São 3 milhões de pacientes em todo o país, a maioria dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). "A principal estratégia do Ministério da Saúde hoje para lidar com a doença de Chagas é o cuidado de pacientes crônicos que apresentam problemas cardíacos, megaesôfago e megacólon."
 
As garantias de Padilha sobre o programa de melhoria habitacional - considerada a principal forma de erradicar os vetores do mal de Chagas - e sobre o atendimento especializado aos doentes crônicos foram feitas depois de o Correio revelar, em série de reportagens, o avanço de barbeiros em diferentes regiões do país e o abandono das pessoas infectadas nas décadas passadas e sem qualquer tipo de assistência médica na atualidade. As reportagens são publicadas desde o último domingo.
 
O ministro também apresentou uma justificativa para a paralisação da produção do único medicamento existente no combate à doença, o benznidazol. A droga deixou de ser produzida pelo Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe) entre abril e outubro do ano passado. Segundo Padilha, o que ocorreu foi uma mudança da demanda pelo remédio por iniciativa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). "Essa mudança ocorreu na metade do ano passado. A demanda dobrou."
 
O Correio revelou que, nos últimos três anos, a Funasa represou 63,6% dos recursos previstos para municípios de áreas endêmicas reformarem ou substituírem casas suscetíveis a infestações de barbeiros. A maioria dos convênios foi encerrada sem a liberação do dinheiro. Em 2011, o programa de melhoria habitacional ficou fora do PAC 2 e, até agora, nenhum novo convênio foi assinado.
 
Medicamentos
 
A Funasa trava uma briga política para impedir que o programa seja transferido para o Minha Casa, Minha Vida. "No PAC, tudo que diz respeito à habitação ficou direcionado ao Minha Casa, Minha Vida. Mas o Ministério da Saúde não depende do PAC. O programa voltado a Chagas continua", disse o ministro.
 
Padilha negou que o dinheiro tenha sido represado e atribuiu aos municípios a culpa por boa parte das reformas e construções não ter saído do papel. A própria Funasa já calculou que 60,1 mil famílias vivem em áreas de médio e alto risco à doença de Chagas e precisam do auxílio para a melhoria das casas. "A endemicidade da doença vem caindo, com a migração da população da zona rural para a zona urbana."
 
Sobre o benznidazol, Padilha ressaltou que o Brasil é o único país que fabrica o medicamento. "Assumimos a produção mundial, com um estoque estratégico." Segundo o ministro, a droga não tem "impacto nenhum" em pacientes com cardiopatias, megaesôfago e megacólon. O medicamento, porém, tem sido um habitual recurso adotado por médicos para pacientes crônicos, com índices de cura entre 10% e 20%. "O benznidazol existe para casos agudos da doença, como os surtos por ingestão de açaí e caldo de cana contaminados. Não tem nada a ver com pacientes crônicos." compromisso
 
Padilha, no entanto, garante que o Programa de Melhoria Habitacional para o Controle da Doença de Chagas será custeado pelo ministério
 
Fonte: Correio Brasiliense

 



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade