Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Excelência no SUS comprovada por Certificação Canadense

Olá,
Você viu...
...o último slide da apresentação dos avaliadores da Qualisa? Era um slide do Time Relações Humanas que diz que o HES é um hospital feito por PESSOAS para PESSOAS. Se eles colocaram isso na apresentação e no relatório final, é porque foi exatamente isso que eles perceberam durante a visita de certificação.
 
...o discurso do Dr. Lair no auditório? Ele contou a “saga” desde julho/97 quando começou a intervenção da UNICAMP no antigo Hospital Conceição Imaculada até esta semana. O quão seria impossível imaginar, em 1997, que buscaríamos em tão pouco tempo uma certificação internacional, mas que conseguimos porque sentimos que “somos e fazemos” parte da história da instituição.
 
Não é a história de um prédio; é a história de nossas vidas, contada por nós mesmos e que poderia ocorrer em qualquer lugar, desde que fosse vivida por nós. Pode parecer fácil contar a história e o sucesso do HES, mas não é. Aconteceu (e acontece) por um número infinito de encontros e desencontros, decisões e escolhas (individuais e coletivas) que levaram a formação do nosso grupo e da nossa “cultura”. Como explicar esses eventos e as “coincidências”? (Aqui, cada um deve procurar a resposta por si só).
 
Neste final de semana, reflita tudo o que você já viu e viveu aqui dentro. Não tenha receio de sentir um “friozinho” na barriga, de se ver rindo do nada, de sentir orgulho. Você já contou a nossa história para alguém que não conhece o HES? Se não, experimente. A maioria não acredita que existe um hospital assim (ainda mais público). Temos que dar razão a essas pessoas; eu também não acreditaria. Ou você já ouviu falar em algum hospital onde: [1] um “bando” de funcionários “invade” a reunião da diretoria para cantar “ROPs” em ritmo de “Ana Júlia”; [2] tem “Pizza Rop” e “Rop Cake”; [3] o diretor clínico & Cia toca rock para promover a qualidade; [4] há times com funcionários de diversos setores e todos, independente da função, tem o mesmo poder de decisão e direito da palavra; [5] há tanta preocupação com a segurança do paciente, junto com humanização e cuidado multidisciplinar; [6] um avaliador canadense (culturalmente um povo muito mais “frio” que o nosso) se sente acolhido e à vontade ao ponto de se lambuzar com chantilly (quando comeu um Rop Cake no meio da reunião), brincar com a “mão do quinto sinal” (protocolo da dor) e dizer, brincando, que virá trabalhar aqui como anestesista se abrirmos uma unidade de cirurgia cardíaca (mesmo sendo brincadeira, e toda brincadeira tem um fundo de verdade, há prova maior de que ele gostou do que viu?); [7] et cetera porque essa lista é enorme!
 
O melhor de tudo é que a nossa história esta só no começo. Já deixamos a nossa marca na história da saúde pública, mas tenho certeza de que estamos muito aquém do que somos capazes e um dia seremos um “grupo lendário”.
 
Quer um conselho? Se algum dia você estiver mais desanimado, faça como eu. Vá até a recepção central e veja as pessoas que estão saindo do prédio. Repare nos pacientes (e familiares), pense no impacto que tivemos na vida deles (coloque-se no lugar deles). Isso vale todo o esforço.
 
Por fim, da série “Você viu...”
...que os avaliadores choraram?
 
Abraços,
 
 
Mauricio Perroud Junior/HES


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade