Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Esperança renovada nas células-tronco

SALVADOR A bancária Fernanda Carlos sofreu um acidente de carro em 2004 e ficou paraplégica, perdendo a sensibilidade a estímulos feitos da altura do seio para baixo. Após ser submetida a transplante de células-tronco a partir de células mesenquimais, já apresenta avanços.
 
 
Agora já tenho sensibilidade até a região do quadril. A recuperação é lenta, mas os resultados são visíveis , diz Fernanda, que integra um grupo de oito pacientes submetidos ao procedimento. Outros cinco estão em fase de pré-operatório. E a expectativa da equipe envolvida é aprovar um novo protocolo de pesquisa para selecionar novos pacientes.
 
 
É difícil determinar um prazo, mas esse processo costuma durar de um a dois anos. Recomendo que interessados acompanhem as notícias na imprensa e também pelo site do Centro de Biotecnologia e Terapia Celular (CBTC) , indicou o coordenador do Serviço de Neurologia, Marcus Vinícius Mendonça. No site www.cbtc-hsr.org , além de novidades sobre a pesquisa é possível encontrar os contatos para candidatura como paciente.
 
 
A técnica aplicada é fruto de um projeto, iniciado em 2010, desenvolvido por meio de parceria entre o Hospital Espanhol, a Faculdade Estácio/FIB e o CBTC do Hospital São Rafael todos em Salvador , com recursos do Ministério da Saúde, repassados pela Fundação Oswaldo Cruz. As células-tronco usadas são retiradas do quadril dos pacientes, avaliadas e multiplicadas em laboratório e transplantadas para a medula em microcirurgia.
 
 
As células-tronco mesenquimais são um tipo de célula desenvolvido após o nascimento e é considerada muito promissora como ferramenta terapêutica. É encontrada primariamente na medula óssea e gera ossos, tendões, cartilagem, tecidos adiposo e muscular, estroma medular e células neurais, o que as indica para terapia celular e com genes.
 
 
Sérgio Alencar de Castro é outro paciente que perdeu o movimento das pernas após um acidente de carro, em 2010. O choque durante a colisão afetou a região lombar da coluna, e ele afirma que não sente mais nada na região. Sérgio de Castro compõe outro grupo de seis pacientes que aguardam ser submetidos ao procedimento em abril até o fim do ano devem ser 14 pacientes. A notícia do sucesso do transplante feito em outros pacientes me faz estar 100% confiante , ressalta Sérgio de Castro.
 
 
Marcus Vinícius Mendonça aponta que todos os pacientes tiveram ganhos neurológicos de forma diversa . O médico ressalta ainda que o método é pioneiro, existindo apenas outras 12 experiências de pesquisa realizadas no mundo. A pesquisa também envolve acompanhamento fisioterápico dos pacientes. Com o sucesso dos primeiros transplantes, o Hospital Espanhol inaugurou o Centro de Estudos e Pesquisas de Reabilitação. Adaptamos os equipamentos à realidade dos pacientes e duplicamos nossa capacidade de trabalho de reabilitação , comentou a coordenadora do Centro, a fisioterapeuta Ana Carine Martinez.
 
 
A fisioterapeuta ressalta que a nova unidade chegou também para viabilizar novas pesquisas na área de fisioterapia na recuperação de pacientes paraplégicos. O centro reabilita os pacientes nas áreas urológica, neurológica, neurocirúrgica, ortopédica, dentre outras, utilizando alta tecnologia, como jogos eletrônicos, além de bicicletas adaptadas e elevadores que simulam ações como o caminhar.
 
Fonde: Jornal do Commercio PE


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade