Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Sisreg elevou a qualidade do sistema de saúde

Implantação do novo modo de marcação de consultas é fundamental para que a Prefeitura consiga mais recursos para o setor. 
 
Imperatriz O secretário adjunto de Saúde de Imperatriz, Arnaldo Alencar, afirmou que o sistema de saúde de Imperatriz avançou e pode avançar ainda mais. O novo sistema de marcação de consultas foi fundamental para essa elevação de qualidade. 
 
A melhora da comunicação entre as unidades de saúde pode ser o caminho para se conseguir que o Governo Federal aumente os recursos para o município , acrescentou o secretário adjunto. 
 
Segundo Arnaldo Alencar, a Prefeitura de Imperatriz pode solicitar o aumento dos recursos destinados ao município pelo Ministério da Saúde. Para isso, no entanto, precisa comprovar que aplica, pelo menos, 85% dos recursos que atualmente são enviados. 
 
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira precisa gastar, pelo menos, cerca 85% do recurso federal para, depois, pedir o aumento dos recursos. Melhorando o sistema de informação, que é o que fez a Secretaria de Saúde neste ano, nós vamos ter condições de fazer isso , informou Arnaldo Alencar. 
 
Nesse processo, o secretário adjunto destacou a importância do Sistema de Regulação (SisReg). Para ele, foi com a implantação deste sistema que o município conseguiu integrar as mais diversas áreas da rede municipal de saúde. 
 
O Sisreg é um sistema de informações on-line, disponibilizado pelo DataSUS, para o gerenciamento e operação das centrais de regulação. O procedimento que é feito na Vila Nova, ou na Nova Imperatriz, pode ser informado lá mesmo e ele [procedimento] entra direto no sistema. Já é um avanço que nós tivemos neste ano. É fundamental este tipo de implantação de serviço, pois é por meio destes números que Município vai ou não aumentar ou mesmo pleitear o aumento dos seus recursos , garantiu o secretário adjunto. 
 
No caso da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), as ações são, ainda de acordo com Alencar, distribuídas por todas as unidades de saúde. Embora haja maior visibilidade naquilo que é feito no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), o secretário disse que postos e centro de saúde também são amplamente atendidos pelas ações da Prefeitura. 
 
Arnaldo Alencar apresentou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), criado peloMinistério da Saúde. O objetivo é melhorar a qualidade do serviço prestado. 
 
Mais 
 
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é uma ação que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das equipes de atenção básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.
 
Fonte: O Estado do Maranhão


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade