Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

2012 - 27 - 619 - DOMINGUEIRA AINDA EM DEFESA DO GASTÃO WAGNER

BOM DIA.
ABRASUS DOMINICAIS.
PONTO ZERO – COMO É IMPORTANTE FAZER UMA LUTA EFETIVA – ANS VOLTA ATRÁS NO CASO LIGIA BAHIA
TEXTO DA CARTA DA ANS À LIGIA BAHIA          Quarta-feira, 25/04/2012
Prof. Dra. Lígia Bahia,
Escrevemos à senhora, tomando a liberdade de fazê-lo de forma pública, para informar que nos foi encaminhado pelo CNPq no dia 16 de abril de 2012, o relatório de sua pesquisa, e, ainda deverá receber os pareceres de consultores ad hoc daquele órgão. Com o cumprimento dessas etapas,a Agência terá condições de finalizar o processo de contratação desse estudo, atendendo as formalidades previstas no edital 46/2006 e os termos do convênio entre a ANS e o CNPq. Aproveitamos para reiterar que estudos de pesquisadores independentes são de suma importância para o desenvolvimento dos trabalhos da ANS e que, em hipótese alguma, a Agência interfere ou censura, por qualquer forma, os seus resultados. Desde que foi constituída, a ANS já financiou a realização de mais de 170 (cento e setenta) pesquisas envolvendo acadêmicos das mais diversas linhas de pensamento, acervo de conhecimento que está à disposição do público e que tem sido usado no aperfeiçoamento das políticas públicas e no trabalho de regulação e fiscalização do setor. Conte com nossa disposição para o debate franco a respeito dos temas que envolvem a saúde suplementar e a atuação da ANS. Por fim, informamos que toda a documentação desse processo está disponível para consulta na Agência.
Atenciosamente,  Diretoria ANS
 
1.     PRIMEIRA PÁGINA - TEXTOS DE GILSON CARVALHO
 
O TEXTO ABAIXO EU ESCREVI EM 2009 EM DEFESA DO GASTÃO WAGNER. COMO, AINDA, MAIS UMA VEZ FOI INDICIADO INDEVIDAMENTE EM OUTRO PROCESSO, ESTOU REPUBLICANDO-O PARA QUE TODOS REAVIVEM A MEMÓRIA. CADA DIA MAIS GESTORES HONESTOS E COMPROMETIDOS VÊEM-SE NA MESMA CIRCUNSTÂNCIA. NÃO SE MUDA O SISTEMA E NÃO SE MUDA NOSSA ATITUDE DIANTE DE UM SISTEMA TÃO DESIGUAL E ATÉ DESONESTO, EM SUA JUSTIÇA.
 
EM DEFESA DE INJUSTIÇADOS TÉCNICOS E GESTORES HONESTOS: GASTÃO E CENTENAS DE ANÔNIMOS
 
Gilson Carvalho
 
Foi realizado em Campinas, em 3/6/2009, um ato público em defesa do Gastão Wagner, professor da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas. Foi um momento de grande emoção pois, além das cerca de 250 pessoas presentes ao ato, centenas de mensagens de apoio foram encaminhadas ao Gastão e aplaudidas publicamente no ato.
Desde o início, meses atrás, tomei parte e levei a que outros participassem. No dia do ato, compromisso outro, impediu-me de estar presente.  A intenção do ato era e é ampla. Desagravar o Gastão Wagner e, em nome dele, desagravar centenas de técnicos e gestores honestos. Pessoas comprometidos com o direito à vida-saúde, satanizados por antecipação por alguns operadores de juízos prévios tanto do DENASUS do MS, do Ministério Público (Estadual e Federal), da Corregedoria Geral da União e o até mesmo do Judiciário. Desagravando Gastão, desagravo os anônimos que não tiveram quem os defendesse por falta de uma rede de solidariedade, de conhecimento prévio, de acesso ao teor de suas denúncias, de recursos financeiros para garantir defesa.
Espero que, ao fazer esta defesa, os contrários não me classifiquem maldosamente como defensor da impunidade aos verdadeiros e reais corruptos. Antecipo esta frase para quem interrompa aqui a leitura e queira  tirar conclusões precipitadas. Permaneço totalmente contrário a todo e qualquer ato de corrupção, direto ou indireto, pequeno, médio ou grande.
Vamos ao resumo da defesa do Gastão Wagner que hoje corre no  judiciário e foi  lido no início do ato.
“ O Ministério Público Federal moveu duas ações civis públicas e uma ação criminal, contra o Professor Gastão, fundada em documentos do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (DESASUS) e da Controladoria – Geral da União (CGU).
Os documentos referem-se a fiscalização de convênios assinados pelo prof. Gastão (quando foi Secretario Executivo do Ministério da Saúde), com entidades filantrópicas que fraudaram os convênios durante a sua execução.
A auditoria do Ministério da Saúde e a CGU entendem que o fato de o prof. Gastão ter assinado convênios que foram fraudados pelas entidades recebedoras dos recursos é motivo suficiente para caracterizar improbidade administrativa.
O Ministério Público alega que esses convênios foram celebrados antes da emissão de parecer técnico final aprovando o plano de trabalho, conforme exige a Lei de Licitação e Contratos.
Ocorre que a Administração Pública Federal, de acordo com instruções técnicas oficiais, adota sistemática diferente. Os convênios – em nome da celeridade administrativa por serem milhares anualmente – podem ser firmados sem o parecer técnico final, que condiciona a liberação dos recursos; ou seja, os recursos não podem ser liberados sem o parecer técnico, mas podem ser assinados.
É essa a sistemática adotada inclusive pelo Ministério da Saúde e que todo Secretário Executivo cumpre na assinatura dos convênios.
Quando os recursos foram liberados constava o parecer técnico final e o prof. Gastão já não era o Secretário Executivo do Ministério da Saúde; a fraude praticada pelas entidades filantrópicas recebedoras dos recursos foi a de superfaturamento de preços na aquisição de ambulâncias e outros bens.
O Ministério Público requer que o Poder Judiciário condene o Prof. Gastão a perda da função pública (cargo de professor titular da Unicamp); a suspensão dos seus direitos políticos; pagamento de multa civil correspondente a duas vezes o valor do dano; proibição de contratar com o Poder Público e de receber incentivos fiscais, pelo prazo de (5) cinco anos; ressarcimento integral do suposto dano ao Fundo Nacional de Saúde, e quebra de sigilo legal e de segredos de justiça e bloqueio de todos os seus bens enquanto durar a ação (que nunca dura menos de muitos anos).
Esse critério de atribuir responsabilidade a pessoas como o Prof. Gastão, por atos decorrentes de corrupção praticada por maus parlamentares (emendas parlamentares) em conluio com terceiros de má-fé, - com os quais é absolutamente lados absolutamente opostos – uns buscando um meio de fraudar o erário público e a sociedade, e outros lutando pelo direito à saúde, pela cidadania, pela honradez e respeito à coisa pública – é tão injusto do ponto de vista pessoal, que compromete o Estado de Direito de Cidadania, por causar (e juntar em uma mesma ação aquele que frauda e aquele que combate a fraude) sem o mínimo zelo em saber de que lado estão os acusados e quais os caminhos que cada um vem trilhando na construção de uma sociedade melhor.”
Vale aqui repetir a alegação principal do DENASUS, aceita, em confiança inadvertida, pelo Ministério Público Federal: TERIA GASTÃO WAGNER, COMO SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MS, ASSINADO CONVÊNIO, SEM PARECER TÉCNICO PRÉVIO, COM ENTIDADE PROCESSADA POR PRÁTICA DE CORRUPÇÃO.
O argumento de condenação pelo DENASUS-MS, tem base em instrução normativa da STN-MF. Vamos a ela. A Secretaria do Tesouro Nacional em sua  Instrução Normativa -  IN 1/1997 apresenta no art.2  todos os requisitos necessários à celebração de convênios com órgãos federais. No parágrafo oitavo admite a apresentação de pré-projeto: “§ 8º Admitir-se-á, ainda, para a celebração do convênio, que o projeto básico se faça sob a forma de pré-projeto, desde que do termo de convênio conste cláusula específica suspensiva que condicione a liberação das parcelas de recursos ao atendimento prévio da apresentação do projeto básico na forma prevista nos §§1º e 7º, conforme o caso." Redação alterada p/IN nº 1/2002
Para a celebração de convênios basta o pré-projeto e para a liberação de recursos é necessário o PARECER TÉCNICO sobre o projeto completo. A acusação dos auditores do Ministério da Saúde é de que:  
“...o pré-projeto só foi aprovado 06 (seis) meses depois de assinado o convênio, de onde se conclui que, da mesma forma que o convênio 5635/2004, o convênio 2031/04 foi assinado sem que fossem cumpridas as exigências legais necessárias”.
Vamos a cronologia dos fatos, de acordo com a normativa do MS e a IN 1/97 da SRF-MF.
1)     Em 9/5/2004 a entidade conveniada preencheu, via rede web, os formulários de pedido de recursos, incluindo-se aí o preenchimento referente ao pré-projeto, conforme a IN 1 de 1997 modificado pela IN 1 de 2002.
2)     Em 22/7/2004 foi assinado o convênio pelo Gastão, representando o Ministério da Saúde.
3)     Em  4/11/2004 o Núcleo do MS de SP encaminhou a complementação documental com a cópia escrita (impressa da web) do pré-projeto apresentado em 9/5/2994.
4)     Em 4/1/2005 foi aprovado o Parecer Técnico 5184 depois de completada a documentação.
5)     Em 24/6/2005 foi liberada a primeira parcela do convênio pela ordem bancária 903652  - LEMBRE-SE QUE NESTA ÉPOCA GASTÃO NÃO OCUPAVA MAIS O CARGO DE SECRETÁRIO EXECUTIVO DO MS.
Pelos fatos e datas, a condenação do DENASUS parece não ter sido correta. De tudo isto o que mais choca é o descumprimento do princípio básico do direito geral e do administrativo: defesa ou justificativa prévia do acusado. Tenho comentado sobre a ausência deste procedimento na rotina das investigações, levantamentos e auditorias. Reagem dizendo que sempre dão direito prévio à defesa conforme suas normas. Para comprovar que nem sempre é assim, vale a pena ler o texto abaixo quando o FNS, órgão do próprio MS,  afirma que “não  consta do Relatório (do DENASUS) alusão de que os servidores foram instados a prestarem esclarecimentos/justificativas dos fatos apontados pela equipe de auditoria, caracterizando o cerceamento do direito de ampla defesa preconizado na Constituição Federal, artigo 5º, inciso LV.” 
A diretoria executiva do Fundo Nacional de Saúde, ao emitir nota técnica sobre a auditoria do DENASUS contesta-a nos seguintes termos:
“Acrescente-se ao fato de que a equipe de auditoria não solicitou pronunciamento das áreas técnicas competentes a ação administrativa e operacional a que se vinculam à matéria, no sentido de colher os elementos essenciais e elucidativos para firmar entendimento por sua parte. O que não veio a ocorrer, em flagrante desrespeito ao princípio do contraditório, acarretando ao Relatório as conseqüências cabíveis.
...
“Recomendar a instauração de sindicância (ação recomendada pelo DENASUS) para apurar o grau de responsabilidade dos servidores da Secretaria Executiva, do Fundo Nacional de Saúde, bem como fazer cumprir as normas atinentes a convênios é precipitada pelos motivos:
1)o Relatório de auditoria é de caráter preliminar, podendo o seu conteúdo ser modificado em razão dos esclarecimentos contidos no corpo desta Nota Técnica;
2) Não consta do Relatório alusão de que os servidores foram instados a prestarem esclarecimentos/justificativas dos fatos apontados pela equipe de auditoria, caracterizando o cerceamento do direito de ampla defesa preconizado na Constituição Federal, artigo 5º, inciso LV.” 
CONCLUSÃO
Minha solidariedade ao Gastão Wagner e a todos injustiçados. Desejo  que seja restabelecida a verdade deste e de todos os fatos.
Defendo um julgamento justo que poderá servir de jurisprudência para centenas de técnicos e gestores públicos de saúde, injustamente pré-julgados. Sem culpa estabelecida. Sem direito a defesa. Na cômoda posição de justiceiros prévios  que, propositadamente, promovem a confusão entre não conformidade de procedimentos administrativos (muitos deles ilegais) com o dolo de atos de corrupção, sempre condenáveis.
Para que não paire dúvida alguma,  meu respeito e grande admiração aos bons, honestos e competentes auditores, promotores, procuradores, corregedores, juízes. Minha mais profunda indiferença aos maus. A cada um o direito, a competência e a responsabilidade de se classificar!
Para Gastão e para centenas de injustiçados e anônimos “São-Nuncas”, uma frase da sabedoria popular que poderia ser bíblica: podem roubar o que nos envolve e o que nos é externo  mas,  a ninguém será permitido nos roubar a alma.
 
2.     SEGUNDA PÁGINA - TEXTOS DE OPINIÃO DE TERCEIROS
MENSAGEM DO GASTÃO NA REDE DE AMIGOS:
 
Caros e caríssimas: abraço
 
Parece que para alguns poços (fossas?) não há fundo. O túnel é infinito. Constato isto, como diria a velha guarda da Saúde Coletiva, porque a história o comprovou. Ou, conforme afirmaria a avant guarde da Saúde Coletiva, porque há evidências irrefutáveis de que tal fenômeno é verdadeiro.
Bem, há uma semana fui indiciado pela Justiça Federal de São Paulo em meu sexto processo. Como sempre acusado de formação de quadrilha (sanguessugas!), enriquecimento ilícito, improbidade administrativa (corrupção) e... A mesma velha história: 04 convênios decorrentes de emendas parlamentares que assinei em 2003/2004 e que foram fraudados na ponta do sistema, no momento das licitações ou tomadas de preço.
Fazem seis anos do primeiro processo. Seis anos e não fui julgado ainda, enquanto isto todos meus bens estão e continuam bloqueados. Inclusive meu velho e imprestável automóvel.
No segundo processo, o juiz federal considerou descabidas todas as imputações contra mim e me exclui do processo. A alegria durou dois meses. Pois bem, isto foi em maio de 2010; em julho ele saiu de férias e o ministério público recorreu de sua decisão, em duas linhas alegaram que como o crime feria o interesse coletivo seria recomendado prudência ainda que não houvesse evidências contra mim. O Juiz titular estava de férias e juíza substituta me re-indiciou. Recorremos da decisão heterodoxa e até hoje o juiz não respondeu, estou no limbo neste processo. Lá se vão dois anos.
O juiz federal do quinto processo não aceitou meu indiciamento, mas solicitou que eu fizesse uma "defesa prévia" em quinze dias, para orientar sua decisão. Pois bem, isto foi em outubro de 2010 e até hoje não há julgamento de minha defesa prévia.
Assim vamos... Estou aprendendo a viver com a condição de réu, uma condição crônica e limitante e que me envergonha e me perturba.
Escrevo-lhes para quebrar a solidão. Estou amparado, meu advogado e minhas duas advogados e o José Carlos Silva têm atuado de modo firme e sistemático, mas de vez em quando não há como não desabafar com os amigos.
Valeu...
Gastão
 
 
3.     TERCEIRA PÁGINA – NOTAS PÚBLICAS DE SOLIDARIEDADE AO GASTÃO
A SOLIDARIEDADE DE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES DE AMIGOS
 
Obs: Mensagens que caíram na rede até às 21 hs do sábado dia 5/5/2012. Provavelmente outras mensagens foram enviadas diretamente ao Gastão.
 
Caro Gastão
Esta situação toda nos mostra o quanto o poder judiciário está distante dos interesses da nossa sociedade. Quero me juntar aos colegas da Saúde Coletiva desta lista,  me solidarizando com você e me indignando com essa injustiça. Não sei o que podemos fazer para apoiá-lo, mas se houver algo, saiba que pode contar comigo. Você não tem do que se envergonhar e sua história tem sido uma grande inspiração para nós que a cada dia enfrentamos essa árdua luta por uma sociedade mais digna e justa.
Grande abraço
Selma Franco
.................................
Gastão,
Apesar de toda a indignação e a tristeza de te ver passar tão injustamente por esse processo sem fim, é bonito ver que você mantem a força de se manisfestar. E é lindo ver a rede de apoio que vem ao seu encontro.
Mesmo sem saber muito bem como, pode contar comigo.
Grande abraço,
Renata Lúcia Gigante
....................................
Caro Gastão,
Entendo seu sentimento e é bom desabafar sem com os amigos, saber que se luta pela saúde mas nos encontramos com uma corrente que se sente bem produzindo doença. È dificil entender quando se quer somente caçar não interessa quem?
Continue forte e confiante que no final a verdade terá que aparecer,... estaremos aqui para te apoioar saiba que não esta so, conta conosco.
Abraços,
Marta Fuentes
......................
Querido Gastão,
Esta perseguição descabida, infundada, reconhecida por juízes envolvidos em alguns dos processos em que você foi envolvido, é um tormento que parece interminável. A ABRASCO e toda a comunidade da saúde coletiva está solidária com você e manifesta publicamente a indignação com este circo de horrores que lhe afeta a honra, a dignidade e lhe impede de ter uma vida produtiva e tranquila. A mensagem que estes processos absurdos deixam é a pior possível: só vale a pena ser gestor se a pessoa estiver motivada a roubar, corromper e se locupletar com o exercício do cargo, do contrário, a pessoa estará exposta a execração pública de ser identificada como criminosa, sem as ditas "vantagens" da corrupção. Ao contrário do que diz a Constituição Federal, a lógica da perseguição estabelecida pelo MP no seu caso é de que a princípio todos são culpados. A sexta economia mais rica do planeta tem muito a melhorar não só nos indicadores sociais (saúde e educação), mas também na capacidade da justiça em identificar claramente os corruptos e em preservar a honra e o caráter daqueles.
Tenha força e saiba que estaremos sempre com você. Estou encaminhando cópia desta mensagem para Juana, nossa assessora de comunicação para divulgarmos na página da ABRASCO e no AD.
Um abração
Luiz Augusto Facchini
....................
Querido Gastão,
é sempre muito difícil saber que este processo continua, não termina nunca, te expondo a tantas situações difíceis...
A vontade sempre é pensar o que poderíamos fazer além de também nos indignarmos!
No mínimo tenha a certeza que estamos juntos!!
Grande beijo,
Lumena Furtado
..................................
Oi querido Gastão,
Cheguei de manhã e li seu desabafo e você tem toda razão de fazê-lo e tentar não carregar este peso todo sozinho, pois uma coisa destas diz respeito a todos nós e fiquei realmente indignada e de novo perplexa (sempre fico quando lembro desta situação). É inaceitável, gente, é uma loucura e é de deixar louco! De repente a intenção é esta: enlouquecer, irritar até o limite quem não se submete, quem tem a ousadia de criticar, de ter autonomia no fazer. Vejo esta situação como um exemplo de comunicação totalmente distorcida, te tomaram como bode expiatório. Cara, seis anos é inacreditável mesmo.
Me lembrei do filme irlandês e britânico “Em nome do pai”, dirigido por Jim Sheridan e baseado no livro autobiográfico Proved Innocent, de Gerry Conlon, que você assiste e não acredita, mas no fim, apesar de tudo a justiça chegou. Lembro da Emma Thompson como advogada do caso. È uma coisa bem kafkiana tb.
Com você não vai demorar tanto e nós os amigos só podemos te dar amizade, apoio e lembrar que a irracionalidade não dura pra sempre. O que mais? Será qie um novo abaixo assinado, ir pra mídia, tornar púlbico, lembrar o público de novo de tamanha irracionalidade?
Conte conosco e se precisar de mais alguma coisa avise, estamos aqui junto com você.
Um grande abraço,
Beth  Artmann
..............................
Oi Gastão, como voce mesmo lembrou tão bem quando autografou o livro para mim, estamos há anos caminhando lado a lado, então conte sempre comigo. Você tem todas as razões do mundo para se sentir pertubado mas nenhuma para se sentir envergonhado, você tem toda a nossa solidariedade e carinho.
Grande abraço e um ótimo final de semana, aproveita que está friozindo para tomar um vinho e relaxar.
Elizabete Zuza
............................
Gastão,
Sei bem o que é isso. Há dez anos aguardo o julgamento de um processo igual ao seu do período em que fui secretario de saude de Belém. Processo produzido em meio à disputa política com a prefeitura pela procuradoria do estado, por um procurador que viria ser candidato a Deputado Federal. O próprio parecer isenta a mim e ao secretario que me sucedeu de qualquer mau uso do recurso publico, mas aponta um "erro processual" que justificou o indiciamento. Julga,entorno que é bom nada! Como voce, revolto-me com essa situação, muitas vezes utilizada por adversarios sem caráter para me atacar.
Infelizmente, isso faz parte da vida de quem em algum momento se dedica, quase que abandona do a sua própria, a contribuir em um projeto maior.
Sou solidário a voce e a inúmeros gestores sérios, que estão em todos os partidos, que sofrem com a mesma situação. Enquanto isso as verdadeiras ratazanas seguem livres, leves e soltas.
Aparentemente, porque não podem como nós espernear, esbracejar, desabafar e dormir com a consciência tranquila, ainda que com o peito apertado pela injustiça.
Num esquenta! Recita o Quntana: eles passarão...eu passarinho...
Beijão
Edmundo Gallo
..................................
 
Gastão, além de minha solidariedade e confiança a você e ao Edmundo, acho que estes acontecimentos apontam para a necessidade de esclarecermos melhor o que está acontecendo com as várias situações semelhantes, que vêm desanimando muitos militantes a assumirem funções na gestão. Não podemos deixar a gestão ficar apenas a mercê dos vaidosos e dos espertamente interessados. Talvez precisássemos teorizar melhor sobre isto para identificar mudanças jurídicas e administrativas que precisam ser feitas. Somos militantes da reforma do Estado em direção à democracia e equidade. Estas situações particulares falam talvez de novas lutas que ainda não tínhamos pensado. O que vocês estão vivendo, Gastão e Edmundo, é muito grave. E se vocês não tivessem todo o prestígio e confiança do movimento sanitário? Quantos gestores menos conhecidos não estarão vivendo situações semelhantes de forma anônima?
Eymard Vasconcelos
.........................
 
Caro Gastão:
Vc, eu, os destinatários da sua msg e toda a torcida do corinthians (e do guarani e da ponte e de todos os times...) sabemos que esse Estado que aí está, com seus 3 poderes, é mesmo feito para a burguesia e seus interesses, para os cachoeiras da vida; não para nós, gente como vc, eu e tantos outros que temos no interesse público, e nos interesses dos 'de baixo' (como dizia o Florestan), o movente das nossas ações...
pelo que se pode deduzir de tudo isso, ao fim e ao cabo, tudo dará certo e vc deixará esse incômodo posto de réu... Mas o sentido de tudo isso é claro como a luz do sol: te perturbar, te obrigar a se defender, tomar teu tempo, deixar claro pra vc que ser 'gestor público' sem estar a serviço dos interesses que mandam no Estado não é coisa fácil, requer paciência... etc.etc.etc.
vc faz bem, muito bem, em publicizar seu desconforto e incômodo com tudo isso, pois essas coisas te dizem respeito, são com vc, mas, dialeticamente, dizem respeito a todos nós que nos importamos com vc e todos os que, como vc, querem outros 3 poderes...
e, claro, conte sempre com os amigos e companheiros, pois quem luta não está morto; e lutar nunca é errado, nem inútil...
gde e solidário abraço,
Paulo Capel Narvai
........................
 
Grande Gastão,
Posso imaginar como voce está se sentindo.
Nós que o conhecemos, e sabemos da sua retidão de caráter em todos os aspectos da sua vida, pessoal e pública, estaremos sempre ao seu lado.
Mesmo que for apenas para reafirmarmos a nossa amizade e respeito por tudo o que voce representa.
Força . . . como dizem os nossos amigos mineiros "no fim tudo dá certo, se não deu certo ainda é porque não chegou no fim"
Abraço fraternal
Paulo Donadio
........................
 
Gastón,
es increíble que todavía te sigan con esos procesos, un ataque personal injusto e injusticable. Esa vergüenza que sientes, de alguna manera la sentimos todos quienes te admiramos por tu sabiduría y tu militancia incansable por un mundo mejor, aunque ciertamente no deja de ser una vergüenza ajena, porque lo que te sucede es una vergüenza para la justicia de Brasil. Habrá que seguir luchando para que mejor, más tamprano que tarde, la Verdad ocupe su lugar en esta historia.
Un fuerte abrazo y el cariño de siempre.
Oscar Pellegrini
...................
Querido Gastão,
    Sinto muito que esteja ainda passando por tudo isto e que a infinitude do tempo esteja pesando de modo tão cruel sobre o seu presente. Essa sua dura experiência, saiba disso, deixa o futuro de todos nós menos alviessareiro e  traz ainda mais dificuldades para o nosso sonho de um mundo melhor e mais justo. Mas não deixemos que ela ressignifique o seu passado e o nosso futuro. Felizmente temos  a sua história vivida, tudo que construiu e continua a contruir, nos impedindo de sucumbir a este afeto imposto pela injustiça. Sua história, sim, é o seu patrimônio, o nosso patrimônio, motivo de orgulho e  exemplo de aprendizagem para todos nós. Por isso, como propõe o Tika, digo, "eu também sou Gastão, com muito orgulho". E vamos dizer isto juntos.
Um forte abraço,
Erotildes Maria Leal.
...........................
 
Querido Gastão
não te envergonhes! essa é uma arma sofisticada da opressão, que não podemos aceitar e nos submeter! ès tu quem tens que te envergonhar? purlamor de deus! Por isso não nos julgam! a pena maior é essa: uma paixão segundo ....., sem que crucifiquem explicitamente ninguém!
Os humanos somos de uma crueldade e complexidade incríveis!
Não tens nada a pagar nem a dever. Ok?
Agora conversa contigo.
Mesmo assim, essa m de vergonha continua?
somos assim mesmo.
Mas continuemos lutando:
vamos para as redes sociais
vamos congestionar os e-mails dos juizes
vamos vestir a camiseta, como sugeriu o Tyka!
Pode continuar desabafando e o que bem entederes.
cont comigo pra o que der e vier.
Muitos beijos e abraços fortes
Sandra Fagundes
...........................
 
Caro Gastão,
Declaro a nossa imensa confiança de que tudo será esclarecido e que vc seguramente será inocentado de todos estes processos. Na medida do esclarecimento, será importante pensar numa contra-ofensiva com ações de danos morais. 
Todos somos conhecedores de sua probidade, espírito público e compromisso com a construção do SUS democrático para todos. Espero que o reconhecimento e admiração de todos nós que o conhecemos possa de alguma forma amenizar o seu sofrimento e de sua família.
Um grande e fraternal abraço,
Fausto
..................
Querido Gastão
há alguns anos também fiquei alguns anos aguardando um julgamento que ao final nunca houve. É incrível que depois a possibilidade de indenização por danos morais por parte dos promotores inexiste.
compreendo este sentimento    de vergonha que abate, mas como me foi dito, aqueles que tem realmente o intuito de desviar, apropriar-se do erário, não se avexam e se preparam com séquitos de advogados e coletâneas de artimanhas ANTES DE ATUAR.
Não sei como mas acho que deveríamos reagir coletivamente, fazer algum movimento continuo enquanto for preciso de desagravo.
Algo como EU (TAMBÉM) SOU GASTÃO WAGNER, com muito orgulho!!
e expor isso em todas as midias e facebook linkedin etc e ir agregando novos apoios.
Sei que você não faria isso por você mesmo, mas consulto pra saber se aprova e se nao te constrange. e se for ok vamos ver quem sabe fazer isso.
grande abraço 
Tykanori
.......................
 
Caro Gastão
 
Enquanto pessoas como você e outras, que têm passado e presente dignos, são indiciados, vemos legiões de apaniguados do sistema manterem-se em permanentes festas de “queremos mais”.
Acho importante você compartilhar conosco esse passo a passo da injustiça pois é uma maneira de sair mesmo do isolamento e  sentir a presença de pessoas que admiram e são solidárias a você.
Fico tranquila sabendo que está tendo o amparo de gente qualificada no campo jurídico.
Abraço de coração. Maria Maeno
....................
 
Gastão e todos,
Sei o quanto isto dói e me solidarizo com você. Acho que nós não vamos nos acostumar nunca em receber uma carta de tribunal de contas ou um processo como este e tratar com naturalidade como fazem boa parte dos gestores. Parece até pueril, mas é como se de repente nos sentíssemos acusados das práticas que passamos toda nossa vida combatendo. Dói duplamente, porque nos incomoda como pessoa, mas também porque, ao nos colocar na defensiva, nos imbobiliza, pelo menos em parte, nas lutas que travamos. Deve haver alguma coisa que possamos todos juntos fazer para que este Processo Kafkiano de mau gosto cesse. É incompreensível o Ministério Público insistir neste tipo de ação contra você. É imcompreensível o judiciário aceitar os processos SEM  NENHUMA EVIDÊNCIA contra você. O que estará por trás de tudo isto? Talvez devamos começar a raciocinar com a idéia de que esta não é uma ação contra o Gastão Wagner, mas contra o que Gastão Wagner representa.
Um abraço e conte comigo para o que for necessário, Ivan
...........................
 
Bom dia professor Gastão
Conte comigo como mais um soldado perfilado na linha de frente pronto a defendê-lo.
Aproveito e envio uma música que costuma me encher de energia para encarar as dificuldades...
Beijo, Força
Gines Villarinho
...............................
 
Querido Amigo Gastão:
Ter trabalhado com você em 2003-4 foi uma experiência vital para mim e muito contribuiu para o dirigente que sou hoje. É com muito orgulho que conto para todos que você foi meu chefe e me convidou para ser "assessor de transversalidade", ou algo parecido.
Compartilho com todos o mesmo sentimento expresso por tantos que já lhe responderam, mas quero mais: pensar em ações concretas para "fazer uma limonada deste limão". Estou pensando umas coisas e vou ligar para você para ver o que acha.
um grande e saudoso abraço!
Paulo Carvalho
................................
 
Gastão querido!
Eu também sou 100% Gastão Wagner.
Obrigada por confiar em nos e compartilhar suas agonias.
Que ela seja mola propulsora para a produção de saberes, que ao contrario desta justiça cega, tem aumentado a coerência na produção de saúde.
Conte sempre com meu respeito e admiração!
Alóide Ladeia Guimarães
Se as coisas são inatingíveis...ora! Não é motivo para não querê-las...Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas!" Mario Quintana
 


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade