Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

ANVISA publica novas normas para protetores solares

No Sol. Agência estabeleceu novos padrões de proteção
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou ontem uma resolução que determina novas regras para o protetor solar. O objetivo é garantir a proteção da pele dos consumidores brasileiros.
 
Entre as principais mudanças estão o valor mínimo do Fator de Proteção Solar(FPS), que vai aumentar de 2 para 6, e a proteção contra os raios UVA, que agora terá de ser de, no mínimo, 1/3 do valor do FPS declarado.
 
Os fabricantes terão prazo de até dois anos para se adequarem às normas, que seguem os novos parâmetros para protetores solares adotados no Mercosul.
 
Segundo a ANVISA, também serão alterados os níveis dos testes exigidos para comprovar a eficácia do protetor. Pela norma, alegações, como resistência à água, terão de ser comprovadas por metodologias específicas definidas no novo regulamento.
 
Os fabricantes poderão indicar em seus rótulos as expressões "resistente à água", "muito resistente à água", "resistente à água/suor" ou "resistente à água/ transpiração", desde que comprovem as características.
 
Outra norma fala sobre reformulação nas informações obrigatórias dos rótulos dos produtos, como a reaplicação na pele, mesmo quando se tratar de um protetor resistente à água. Também fica vedada alegação de 100% de proteção contra as radiações solares ou a indicação de que o produto não precisa ser reaplicado.
 
Para a comprovação dos fatores de proteção, a ANVISA estabelece uma metodologia específica que, até então, não estava definida. O FPS mede a proteção contra os raios UVB, que penetram superficialmente na pele e causam queimaduras. É o principal responsável pelas alterações celulares que predispõe ao câncer. Já o fator UVA mede a proteção contra os raios UVA,que entram profundamente na pele, causando o envelhecimento precoce. Antecedentes. Um estudo divulgado em dezembro de 2009 pelo ProTeste mostrou que cinco das dez principais marcas de protetor solar em loção vendidasno País não eram resistentes à radiação. Alguns produtos perderam até 50% do FPS quando expostos a uma hora de sol nos testes.
 
Na época, as marcas avaliadas discordaram da pesquisa e responderam que seus produtos foram submetidos atestes científicos, aprovados pela ANVISA. / ESTADÃO.COM.BR
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade