Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Faltam leitos nas UTIs de Joinville

Cidade conta com 51 vagas em funcionamento, sendo que o ideal seria 170
 
Joinville está com as UTIs lotadas. A cidade, que possui mais de 500 mil habitantes e é a primeira economia do Estado, conta apenas com 51 leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O coordenador do Samu de Joinville, Niso Balsini, relata que a busca de leitos de UTI é diária. Ele explica que, além da demanda do município ser bem maior do que a oferta de vagas em UTI, a cidade também recebe pacientes de toda a região: Nem sempre conseguimos devolver esses pacientes para suas cidades devido ao estado de saúde deles.
 
Entretanto, a falta de vagas em UTI em Joinville também é decorrente de gargalos da saúde pública. No Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, apesar de haver 20 leitos, apenas 10 estão em funcionamento, todos ocupados. O diretor da unidade, Renato Castro, esclarece que as vagas restantes foram fechadas devido à falta de médicos.
 
No Hospital Municipal São José, que hoje conta com 14 leitos, todos ocupados, o problema é o atraso na conclusão do Complexo Ulysses Guimarães, que se arrasta desde 2005. A obra, que já custou R$ 15,7 milhões, somaria mais 30 leitos de UTI à cidade.
 
O Hospital Materno Infantil Doutor Jesser Amarante Faria, que hoje dispõe de 17 vagas, ainda consegue suprir a demanda.
 
Conforme a assessoria da maternidade, há uma média de ocupação de 70% nos 10 leitos pediátricos e 95% nos sete neonatais.
 
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que haja um leito para cada 3.030 habitantes. Sendo assim, Joinville teria de possuir 170 vagas, número mais de três vezes maior que o ofertado hoje no município.
 
O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, afirma que já há um projeto em fase de conclusão sendo analisado pela Vigilância Sanitária para a criação de outros 23 leitos de UTI neonatal no Hospital Infantil, até o final de 2013. Há outro projeto para a criação de mais 20 vagas de UTI para a emergência do Regional, previstas para entrar em funcionamento até o fim de 2014.
 
A secretária de Saúde de Joinville, Antônia Maria Grigol, disse que devem estar em funcionamento, até 2013, 29 leitos de UTI Geral do Ulysses Guimarães, que podem amenizar a necessidade do São José.
 
Joinville
 
Fonte: Diário Catarinense


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade