Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Emenda libera governo de licitação para medicamentos

Medida permite transferir tecnologia para empresas
 
Uma emenda incluída numa medida provisória aprovada pelo Senado permite que o Ministério da Saúde, sem a necessidade de licitação, faça a compra de medicamentos estratégicos ao SUS e escolha empresas privadas para participar de parcerias de transferência de tecnologia.
 
 
A medida depende de sanção da presidente Dilma Rousseff para começar a vigorar. Anteontem, a Interfarma (Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa) enviou uma carta à presidente pedindo o veto à emenda.
 
 
Atualmente, ao firmar uma PDP (Parceria para o Desenvolvimento Produtivo) com um laboratório farmacêutico, o governo federal escolhe o laboratório público que receberá a nova tecnologia (insulina, por exemplo).
 
 
Antônio Brito Filho, presidente da Interfarma, entende que, se aprovada, a emenda permitirá que o Ministério da Saúde escolha, sem licitação, não mais os laboratórios públicos, mas empresas privadas.
 
 
Com isso, afirma, essas empresas acabarão recebendo as tecnologias.
 
 
"Essas empresas, a partir daí, ficarão automaticamente autorizadas a vender seus produtos ao governo, também sem licitação", diz ele.
 
 
LICITAÇÕES
 
 
Para Britto, a mudança proposta por meio da emenda não tem transparência e contraria totalmente a Lei de Licitações.
 
 
"Em vez de apresentar a proposta para um debate público no Congresso Nacional, o governo preferiu incluir a mudança de última hora como emenda a uma medida provisória que tratava de diversos outros assuntos, em votação de urgência."
 
 
Para o presidente da entidade da indústria, a nova medida pode contribuir para a disseminação de práticas inadequadas, como beneficiar empresas já parceiras do governo federal.
 
 
OUTRO LADO
 
 
Ontem, durante entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que a dispensa de licitação continuará valendo somente para as empresas públicas, como prevê a Lei de Licitação, de 1994.
 
 
De acordo com o ministro, a única mudança proposta pela emenda à medida provisória é permitir que novas empresas públicas, criadas depois de 1994 -como a Hemobrás (Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia), criada em 2004- possam participar do processo.
 
 
(CLÁUDIA COLLUCCI)
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade