Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Falta material para exame laboratorial

A greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai trazer mais uma consequência para o consumidor: está começando a faltar o kit usado no diagnóstico de doenças, material para fazer exames de sangue, radiografias, entre outros, segundo a presidente da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Cláudia Cohn, que representa 17 empresas responsáveis por mais de 50% dos exames realizados na rede privada do Brasil. Já temos alguns tipos de filmes faltando, que estão sendo substituídos por outros maiores ou menores , disse o presidente do Grupo Boris Berenstein, o empresário Boris Berenstein. Os filmes são usados para registrar as imagens em radiografias, mamografias, ressonância magnética, entre outros exames.
 
Ao ser questionado se a greve vai trazer prejuízos, Boris afirmou que pode até suspender o atendimento por falta de material, caso continue sem conseguir receber o insumo necessário à realização dos exames. Entregar o laudo (do exame) sem a imagem pode trazer repercussões sérias para o paciente , comentou. Esse tipo de exame traz o laudo de um médico acompanhado das imagens.
 
Tanto o empresário que atua no Recife como a presidente da Abramed não questionam o direito dos servidores federais de fazer greve. Entendemos que a mobilização é pertinente, mas os clientes não podem ser prejudicados , afirmou Boris. Por isso, a Abramed está preparando a documentação para entrar com uma ação judicial pedindo a liberação dos produtos usados em exames de saúde.
 
Ontem, uma empresa do setor de saúde foi favorecida por seis decisões da Justiça Federal que obrigaram a Anvisa a realizar o procedimento necessário à fiscalização e à liberação com urgência dos produtos e mercadorias descritos nas Licenças de Importação (LIs). A Justiça deu um prazo de cinco dias a partir de ontem para a liberação dos produtos, que incluem equipamentos e materiais científicos, óticos, medicinais e de laboratório, além de equipamentos de proteção individual. Os principais clientes da empresa beneficiada são os hospitais e laboratórios.
 
Os materiais usados em exames também têm data de validade. Isso significa que esses produtos podem ser perdidos se demorarem muito a ser liberados. Isso vai trazer mais prejuízos às empresas , explicou Cláudia Cohn.
 
Segundo ela, a situação é preocupante porque a greve está se alongando demais. No começo da paralisação, as empresas que tinham mais estoques emprestaram para as que tinham menos e até agora essa situação não se resolveu , comentou.
 
A greve dos funcionários da Anvisa foi iniciada no dia 16 de julho. A paralisação também traz consequências para a indústria que está com dificuldade devido à falta de algumas matérias-primas. Hoje, pela manhã, será realizada uma reunião entre os servidores da Anvisa e os representantes da União. Vamos avaliar qual a proposta do governo federal. A categoria quer um plano de cargos e carreira , argumentou o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Federais em Saúde e Previdência Social (Sindsprev-PE), José Bonifácio do Monte. Para normalizar a situação nos portos e aeroportos, ele calcula que serão necessários de 30 a 40 dias.
 
POLÍCIA FEDERAL
 
A greve da Polícia Federal trouxe atraso no atendimento dos cidadãos que embarcaram no vôo que saiu do Recife para os Estados Unidos ontem pela manhã. O voo deveria chegar ao Recife às 8h35, mas isso só ocorreu às 10h. Prevista para às 10h04, a saída do Recife aconteceu às 11h25m. Segundo a Infraero, além da greve, houve um problema operacional, que fez o avião se atrasar, no Aeroporto de Salvador (na Bahia) antes de chegar ao Recife.
 
Fonte: Jornal do Commercio PE


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade