Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Pico da doença difere nas regiões do Brasil

Pesquisa de José Cerbino, coordenador de Programas e Projetos da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília, aponta que variáveis regionais como temperatura e umidade devem ser levadas em conta para o calendário da vacina contra o vírus da gripe suína.
 
Enquanto no Sul e Sudeste a mortalidade foi mais alta nos meses de inverno de 2009 e 2010, nas Regiões Norte e Nordeste o pico da doença aconteceu nos meses de janeiro e fevereiro.
 
A vacina começa a ser fornecida nos postos em maio, para crianças de até 2 anos, idosos, grávidas e portadores de doenças crônicas. "Há diferença na epidemiologia nas diferentes regiões. Em momentos diferentes há um aumento da atividade do vírus nas diferentes regiões. Sul e Sudeste têm sazonalidade clara no período do inverno, o que é esperado para a zona temperada. Nas zonas tropical e subtropical, como Norte e Nordeste, há poucos dados no mundo todo. Os dados de notificação mostram que o pico ocorre no início do ano. As pessoas são vacinadas em maio, depois do pico", diz.
 
A proposta esbarra num problema técnico, diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. A vacina contra a gripe suína é feita para uso imediato, com base na identificação da cepa do vírus que está circulando com mais intensidade. Ele explica que a variedade do vírus é divulgada em setembro pela Organização Mundial de Saúde e a vacina começa a ser produzida em outubro. Ela é testada, distribuída e começa a chegar ao País em março ou abril. "Mesmo que a gente pensasse em antecipar a vacinação para o Norte e Nordeste, além de a vantagem não estar demonstrada, há esse problema técnico", afirma Barbosa. / C.T.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade