Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

PEC fixa percentual para aplicação em saúde e assistência social

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 212/12, do deputado João Leão (PP-BA), que fixa o repasse de 15% da arrecadação das contribuições sociais para os fundos de participação dos estados e Distrito Federal (FPE) e dos municípios (FPM) para aplicação em saúde e assistência social.
 
Segundo o parlamentar, a proposta visa assegurar maior justiça na repartição da arrecadação da União. “Não é admissível que a Constituição Federal estabeleça novas atribuições para os entes subnacionais [estados e municípios] e subtraia os recursos que seriam necessários para o cumprimento de suas missões”, observou o deputado.
 
Ele lembrou que, antes de 1988, os fundos de participação dos estados e municípios representavam, em média, 17% das receitas tributárias somadas às contribuições da União. “Atualmente esta proporção gira em torno de 11,5%”, destacou.
 
Tramitação

admissibilidade da proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da PEC, que ainda deverá ser votada em dois turnos pelo Plenário.
 
Íntegra da proposta:
 
 
Reportagem – Oscar Telles 

Edição – Newton Araújo

Fonte:
Agência Câmara de Notícias


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade