Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Médicos vão receber bônus para atuar no fim de semana

Cinco salas de cirurgia já começam a funcionar amanhã
 
Das 500 operações adicionais que o Into vai oferecer por mês, 300 serão realizadas a partir da contratação de mais cirurgiões ortopédicos e anestesistas, em parceria com a Fundação de Saúde do Rio. As restantes 200 serão conseguidas com o início da realização de cirurgias aos sábados. Cinco salas cirúrgicas já funcionarão a partir de amanhã. No sábado seguinte, serão dez. Está previsto o pagamento de uma gratificação específica aos médicos que trabalharem nos fins de semana.
 
O ministro Alexandre Padilha anunciou ainda a instalação de um grupo permanente para regular o agendamento de consultas e cirurgias, em parceria com as Secretarias municipal e estadual de Saúde do Rio. Essa marcação será informatizada e, em vez de o paciente procurar diretamente o Into, deverá se dirigir à unidade de saúde mais próxima de casa, onde iniciou o atendimento médico. Será essa unidade a responsável pelo agendamento da consulta ou da cirurgia.
 
- A ideia é acabar com esse sistema arcaico, fazendo a integração ao sistema informatizado. No caso dos hospitais e institutos federais, não é nem uma recomendação, mas uma determinação do Ministério da Saúde a implantação do sistema informatizado - afirmou Padilha, sem explicar, porém, por que o Into ainda não havia se integrado ao sistema.
 
Ministro: 'Meses de espera'
 
Pacientes que moram fora do Estado do Rio poderão buscar atendimento no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia por meio da central nacional de agendamento de consultas. Já o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, se comprometeu a criar 500 vagas para cirurgias ortopédicas na rede do estado. Côrtes não se pronunciou depois do anúncio feito ontem pelo ministro da Saúde.
 
Padilha não soube dizer qual o tempo médio de espera por uma consulta ou uma cirurgia no Into. Disse apenas que são "meses de espera".
 
Conforme números do Ministério da Saúde, o Into realizou quase sete mil cirurgias de janeiro a novembro deste ano, 22% a mais do que no mesmo período do ano passado. Já o número de consultas - 180 mil - foi 74% superior na comparação entre os mesmos períodos.
 
A presidente Dilma Rousseff inaugurou as novas instalações do Into em novembro de 2011. Na última segunda-feira, mais de mil pessoas ficaram horas numa fila para obter uma senha de atendimento. Chegou a haver confusão durante a espera.
 
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade