Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Pesquisa vai mapear saúde do brasileiro

19 de dezembro de 2012
 
Perfil será traçado a partir de levantamento nacional com 80 mil domicílios; 16 mil pessoas passarão por exames
 
Parte dos voluntários será submetida a testes de sangue e urina além de medição do peso, da altura e da pressão
 
Uma parceria entre o IBGE e o Ministério da Saúde vai resultar, a partir de 2013, em um pesquisa inédita que incluirá exames laboratoriais, além de levantamentos socioeconômicos, para traçar um perfil da saúde da população.
 
"A Pesquisa Nacional de Saúde vai unir as características socioeconômicas e demográficas da sociedade brasileira com a percepção de saúde e do acesso aos serviços. E inova trazendo exames. Os resultados vão subsidiar as ações públicas para a área de saúde", afirmou Wasmália Bivar, presidente do IBGE.
 
Serão pesquisados cerca de 80 mil domicílios em 1.600 cidades. Mas só serão submetidas a exames 16 mil pessoas, que passarão por coleta de sangue e urina, medição de altura, peso e gordura corporal e aferição da pressão.
 
O Hospital Sírio-Libanês será o responsável por contratar as coletas com um consórcio formado pelas redes de laboratórios Fleury e Dasa. Já o IBGE fará os questionários e as medições de altura, peso e pressão arterial.
 
O orçamento para o projeto é de R$ 19 milhões, mas o hospital não receberá verba do ministério para os exames, já que é registrado como entidade beneficente e recebe isenções fiscais.
 
De acordo com o ministério, o levantamento é uma iniciativa promovida dentro do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que espera traçar um quadro dos hábitos de alimentação, tabagismo, uso de bebidas alcoólicas, prática de atividade física e fatores associados a comportamentos não saudáveis da população.
 
Cerca de 72% das mortes no país são referentes às doenças crônicas como câncer, males respiratórios e diabetes. Esses problemas são causados por fatores como tabagismo, consumo excessivo de álcool e sódio e obesidade.
 
Segundo Deborah Malta, diretora de análise de situação em saúde do ministério, o questionário terá perguntas sobre idosos, deficiências e o parto das mulheres.
 
A coleta dos dados vai levar cerca de três meses. Os primeiros resultados devem ser conhecidos em 2014.
 
Atualmente o ministério monitora dados de saúde e de hábitos da população por meio da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), pesquisa realizada por telefone no país.
 
O Vigitel seguirá sendo feito e complementará a Pesquisa Nacional de Saúde, que vai ser realizada a cada três anos.
 
Fonte: O Globo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade