Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Estudo aponta risco de água se tornar imprópria

07 de janeiro de 2013
 
As águas do reservatório da usina hidrelétrica de Tucuruí, usadas pelos moradores, correm risco de se tornarem tóxicas e impróprias para consumo humano.
 
A possibilidade é apontada em estudo da UFPA (Universidade Federal do Pará) e do IEC (Instituto Evandro Chagas), subordinado ao Ministério da Saúde.
 
Pesquisadores detectaram tendência de aumento no nível de matéria orgânica no lago, o que tem provocado a proliferação de algas azuis, que liberam toxinas prejudiciais à saúde.
 
Segundo a pesquisadora Vanessa Costa, do IEC, o nível das toxinas liberadas ainda é tolerável, mas existe uma tendência de crescimento que precisa ser controlada.
 
PEIXES
 
A pesca no lago está no centro da questão. Projeto do Ministério da Pesca prevê aumento da criação de peixes no lago e, segundo os pesquisadores, isso vai aumentar a quantidade de matéria orgânica e atrair mais algas, elevando o nível das toxinas.
 
Se cresce a incidência de toxinas, os próprios peixes devem se contaminar, prejudicando a pesca.
 
A Eletronorte, empresa estatal responsável pela hidrelétrica de Tucuruí, diz que a informação sobre a intoxicação das águas do reservatório é "uma grande mentira".
 
"Nós monitoramos a qualidade da água, e os dados mostram uma qualidade excelente e própria à criação de peixes", disse o superintendente de meio ambiente da estatal, Antônio Coimbra.
 

Fonte: Folha de S. Paulo



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade