Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Obesidade infantil: entidades pedem audiência com Geraldo Alckmin

Em carta ao governador do Estado de São Paulo, Idec e parceiros pedem a aprovação de PLs para a regulamentação da publicidade infantil

Entidades da sociedade civil enviaram carta ao governador Geraldo Alckmin requisitando uma audiência para discutir a importância da aprovação dos dois projetos de lei sobre publicidade infantil que aguardam para ser sancionados. O governador tem até o final de janeiro para sancionar ou não dois projetos de leis que serão um marco na luta contra a epidemia de obesidade infantil no País. A carta é assinada pelo Idec, Instituto Alana e outras 15 instituições.
 
Entenda
 
O PL 1096/2011, de autoria do deputado estadual Alex Manente (PPS), proíbe a venda de alimentos acompanhados de brindes ou brinquedos no Estado. Já o PL 193/2008, do deputado Rui Falcão (PT), regulamenta a publicidade dirigida a crianças de alimentos e bebidas pobres em nutrientes e com alto teor de açúcar, gorduras saturadas ou sódio. O texto prevê que nenhuma comunicação do tipo poderá acontecer entre 6h e 21h em rádios ou canais de televisão, e em nenhum horário nas escolas públicas ou privadas.
 
Para o Idec, a sanção dos projetos de lei significará um pioneirismo do Estado de São Paulo em prol da defesa do consumidor, da saúde e da proteção à criança. “Sem dúvida, será uma medida de grande impacto na luta contra a epidemia de obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis, tais quais, diabetes e hipertensão”, afirma a advogada do Idec Mariana Ferraz.
 
“Caso os projetos de lei venham a ser sancionados, o Estado de São Paulo entrará em foco internacional como um governo comprometido com medidas efetivas de proteção à saúde dos consumidores”, completa a advogada.
 
Pesquisa
 
No PL que pede a proibição de venda de brinquedos acompanhando lanches, o autor cita uma pesquisa realizada pelo Idec e Instituto Alana a qual mostrou que os lanches que acompanham os brinquedos em cinco redes de fast-food podem conter até 70% da quantidade de gordura saturada que uma criança pode ingerir por dia. Quando a pesquisa foi realizada, em 2008, o lanche do McDonald's que acompanhava os brinquedos possuía 0,4g dessa gordura, o do Burguer King, 2g, e o do Bob's, 3,7g. A ingestão da gordura trans não é recomendada em nenhuma quantidade porque aumenta o colesterol no organismo.
 
Petição
 
O Instituto Alana criou uma petição pública para demonstrar o apoio popular à aprovação das leis contra a publicidade infantil. O abaixo-assinado já conta com mais de sete mil apoiadores.
 
>Assine aqui.
 

CI
A Consumers International - federação que reúne os principais órgãos de defesa do consumidor do mundo e da qual o Idec faz parte - também enviou uma carta a Alckimin manifestando o apoio da entidade para que os PLs sejam sancionados, como forma de proteger e efetivar os direitos da criança e promover o combate à obesidade infantil no Estado de São Paulo.
 
No documento, a CI ressalta que os países das Américas, em especial o Brasil, apresentam elevadas taxas de obesidade infantil e doenças crônicas relacionadas com a nutrição e que "as crianças de todas as regiões das Américas estão sujeitas à publicidade invasiva e implacável de alimentos de baixo ou nenhum valor nutricional, ricos em gordura, açúcar ou sal".
 
Fonte: Boletim IDEC


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade