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Tecnologia pode ajudar a melhorar sistema de saúde

25 de janeiro de 2013
 
Instituir prontuário eletrônico em todos os hospitais e postos de saúde da rede municipal. A proposta mais bem avaliada na categoria Saúde tem todos os ingredientes para sair do papel: foi sugerida por um especialista - o médico José Knoplich, diretor por 10anosdaAssociaçãoPaulista de Medicina -, é tecnicamente possível, já que o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e outros oito hospitais estaduais utilizam o sistema e, principalmente, está prevista com todas as letras no plano de governo do prefeito Fernando Haddad (PT). "Atualmente, seria muito fácil aplicar a ideia. O serviço de Saúde da Inglaterra usa essa tecnologia", conta Knoplich,de77 anos, doutorem Saú- de Pública pela USP.
 
O Instituto do Câncer é pioneiro no País em registrar digitalmente 100% dos seus procedimentos médicos. Na avaliação da instituição, o prontuário eletrônico permite padronizar a prescrição médica, que fica disponível ao mesmo tempo para a enfermagem e a farmácia. Isso evita, por exemplo, desperdício de medicamentos.
 
Os custos para implementar o sistema também são considerados baixos-no Instituto do Câncer, custou R$ 1,5 milhão ao longode3anos-e representam economia a curto prazo."Hoje, o gasto com o sistema está restrito somente a suporte e licenças - cerca de R$ 50mil por mês. Para um hospital do porte do Icesp, é um valor extremamente baixo. Basta lembrar que um frasco de quimioterapia pode custar R$ 5 mil e o prontuário eletrônico rastreia seu uso, evitando desperdício e perdas",diz o diretor de tecnologia do instituto, Kaio Bin.
 
O uso de prontuário eletrônico também poderia ajudar a organizar um sistema saturado como o da rede municipal, cuja fila de espera chegou a 660 mil pacientes no fim do ano passado. "No nosso caso, até 94%das cirurgias canceladas com até 24h de antecedência são substituídas pelo próximo paciente.No ano passado, foram mais de 1.300 cirurgias recuperadas.Isso representa cerca de 5.200 horas de sala cirúrgica, o que nos trouxe economia de R$ 3 milhões, sem contar o beneficio de poder atender mais pacientes", completa Bin.
 
O sucesso no uso do equipamento no Instituto do Câncer levou a área de tecnologia do hospital a exportar o conhecimento a outras unidades de saúde."Utilizam ferramentas desenvolvidas a partir de nossas necessidade, como a farmácia ambulatorial, por exemplo." De acordo com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, o prontuário eletrônico está "em estudos".
 
Agilidade. Postos de saúde 24 horas e "mais agilidade" no atendimento são outras demandas. "Fazer com que os grandes hospitais públicos atendam pacientes em no máximo meia hora e já saiam com medicação e consulta marcada", sugeriu Luiz Claudio, de Guaianases, zona leste. "Finalmente construir o Hospital de Parelheiros!", sugeriu José Donizetti, do Grajaú, zona sul, lembrando promessa de 2009.
 
A ILUSTRADORA VIVIAN MOTA Trabalha com ilustração, Moda e Design há 11 anos e já passou por vá- rias empresas. Em 2010, fundou o estúdio Rabiscorama.
 
O GANHADOR
 
A IDEIA: "Instituir prontuário eletrônico dos pacientes de postos de saúde da Prefeitura. No cartão do SUS, seriam colocados doenças, exames atualizados e medicação do paciente."
 
A INSPIRAÇÃO: "Fui secretá- rio executivo do PAS (Plano de Atendimento à Saúde) na gestão Paulo Maluf e apresentei esse plano para agilizar o atendimento. Na ocasião, não foi possível implementá-lo por falta de tecnologia e de recursos.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


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