Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

75 estão em estado grave; pneumonia química é ameaça aos sobreviventes

29 de janeiro de 2013
 
Solução. Voluntários abriram à força segunda porta na Kiss
 
Doença pode se manifestar até três dias após inalação de fumaça e, se não for tratada, é fatal; principais sintomas são tosse e falta de ar
 
Caio do Valle Elder Ogliari
 
Setenta e cinco pessoas estão internadas em estado "gravíssimo", a maioria respirando por ventiladores mecânicos, em Unidades de Terapia Intensiva de hospitais de Santa Maria e Porto Alegre. Muitos internados tiveram intoxicação respiratória. E o prognóstico é preocupante. "São pacientes em estado crítico, que correm risco de vida", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
 
E a tragédia ainda pode levar a novas internações médicas. São pessoas que tragaram a fumaça do incêndio na boate e não desenvolveram imediatamente sintomas de intoxicação respiratória. Especialistas explicam que a chamada pneumonia química pode se manifestar até três dias depois da inalação. No domingo, 24 pessoas suspeitas de estar com o problema foram atendidas no pronto-socorro do município. Ontem, houve mais dois casos.
 
Padilha já havia alertado para o risco de casos assim no domingo à tarde. Tosse, falta de ar e até mesmo catarro freqüente, acompanhado ou não de restos da fuligem inalada, caracterizam algumas das reações do corpo ao desenvolvimento da moléstia que, se não for tratada, pode até mesmo levar à morte, de acordo com os especialistas.
 
O cirurgião Luiz Philipe Molina, do Centro de Referência em Trauma do Hospital 9 de Julho, de São Paulo, compara a pneumonia química à formação de bolhas nas mãos após queimaduras em panelas ao fogo.
 
"Nesses casos, a pele fica vermelha na hora. Um tempo depois, começam a surgir bolhas que, após uns dias, estouram. Nas mucosas respiratórias, o processo é parecido."
 
Segundo ele, os tecidos internos lesionados pelo contato com o ar quente podem descamar. "As células que foram atingidas acabam sendo eliminadas, impedindo o bom funcionamento dos pulmões." Isso dificulta a transmissão de oxigênio dos alvéolos pulmonares para a corrente sanguínea. A descamação favorece infecções secundárias. Outro sintoma decorrente desse problema são dor de cabeça e tonturas.
 
A desidratação dos tecidos também pode ocorrer, segundo Ubiratan de Paula Santos, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e pneumologista do Instituto do Coração. "Devemos notai' que, nessas circunstâncias, a pessoa respira gases e partículas em alta temperatura, o que provoca uma agressão térmica ao revestimento de traqueia, laringe e brônquios."
 
Um dos jovens que ajudaram a quebrar as paredes da casa noturna, Guilherme Luz, de 25 anos, teve de ser internado horas depois, com suspeita de pneumonia química. Ele teve queimadura nas vias aéreas, mas os sintomas se agravaram na tarde de domingo. Seu estado de saúde ontem era estável, segundo o hospital onde estava sendo tratado, em Santa Catarina, onde mora.
 
A estudante Ingrid Goldani, que estava na boate Kiss quando começou o fogo, também começou a se sentir mal na tarde de domingo. Ela havia escapado do incêndio aparentemente
 
ilesa, mas manifestou os sintomas horas depois do acidente. Acabou sendo transferida ontem de madrugada para um hospital de Porto Alegre.
 
As autoridades recomendam que, diante de qualquer sintoma - como tosse, início de catar- ros ou falta de ar, por exemplo -, as pessoas que estavam na boate e inalaram fumaça tóxica procurem atendimento médico imediatamente.
 
Gêmeos. Entre o pacientes em estado grave estão os gêmeos Emanuel e Guilherme Almeida Pastl. Eles quiseram comemorar com antecedência o aniversário de 19 anos na boate Kiss. Hoje, data exata do aniversário dos jovens, ambos estão na UTI do Hospital Universitário Ulbra- Mãe de Deus, em Canoas, cidade natal deles. / colaborou luís
 
HC de São Paulo vai enviar 95% do estoque de pele
 
O Hospital das Clínicas de São Paulo pretende encaminhar hoje para o Banco de Pele de Porto Alegre 7 mil centímetros quadrados de pele para doação às vítimas da tragédia na boate Kiss. De quatro a sete pessoas queimadas no incêndio poderão ser ajudadas com esse material, que representa cerca de 95% do banco de tecidos da entidade.
 
Por causa da isso, o hospital já alerta para a necessidade de mais pele para reposição do estoque. Diferentemente de outras doações, a de pele ainda enfrenta preconceito, já que muitas famílias acreditam que a remoção pode prejudicar a estética do cadáver. "Mas, na realidade, isso não acontece, pois o material é extraído só das costas e das pernas do corpo e numa camada bastante fina", explica André Paggiaro, chefe do Banco de Tecidos do Instituto Central do HC. "Esperamos que com essa divulgação haja um aumento das doações."
 
O governo federal informou que mobilizou estoques de pele de todo o País. Países vizinhos, como Argentina, Uruguai e Peru, também foram acionados. Cerca de 20% das vítimas da tragédia têm queimaduras grandes, /c.v.
 
Fonte: O Estado de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade