Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Mortes após ressonância magnética levam Anvisa a emitir alerta nacional

31 de janeiro de 2013
 
Saúde
 
DE CAMPINAS - A morte de três pessoas após ressonâncias magnéticas em Campinas levou a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a emitir ontem alerta nacional para lotes de soros e contrastes usados nos exames.
 
As mortes ocorreram na segunda-feira, após os pacientes -dois homens de 36 e 39 anos e uma mulher de 25- passarem por ressonância magnética de crânio, com uso de soro e contraste, no hospital particular Vera Cruz.
 
Lotes de três soros fisiológicos (Eurofarma, Samtec e Equipex) e de três contrastes de gadolínio (Magnevistan, da Bayer, e Dotarem, da Guerbet), estão interditados em todo Estado.
 
O alerta é um aviso para que clínicas que fazem o exame saibam oficialmente o que ocorreu.
 
As causas das mortes ainda são desconhecidas. Resultados de exames de sangue apontaram altos índices de uma enzima comum quando há lesão no fígado ou músculos. Os resultados podem indicar mais chances das mortes terem sido causadas por substâncias químicas, e não por micro-organismos, como bactérias.
 
A Eurofarma disse que os lotes foram liberados após resultados normais. A Samtec se disse "pronta a colaborar". A Equiplex citou a "qualidade" do produto. A Guerbet disse que comunicou compradores de itens do lote. A Bayer iniciou investigação interna e disse que irá notificar compradores.
 
 
Fonte: Folha de S. Paulo


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade