Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

A formação de valores e a prática da atenção primária na saúde com estudantes de odontologia

Autores: Heriberto Fiuza Sanchez, Carlos José de Paula Silva, Marisa Maia Drumond, Efigênia Ferreira e Ferreira (Departamento de Odontologia Social e Preventiva, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte MG, Brasil).
Idioma: Português
 
Referência: Acta Bioethica 2012; 18 (1): 101-109
 
SÍNTESE:
 
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) existe sabidamente preocupação geral com a valorização da Atenção Primária na Saúde (APS) e, consequentemente, com a preparação adequada os recursos humanos envolvidos com a mesma. Neste sentido, este trabalho foi realizado com o objetivo de levantar e analisar concepções relacionadas à APS junto a alunos dos últimos períodos de faculdade de odontologia de uma universidade pública (UFMG), mediante a aplicação de questionários individuais, trata-se, sem dúvida, de tema de interesse para todos os profissionais que atuam nas equipes de atenção primária, independente de serem odontólogos.
 
Como resultados principais, percebe-se que os pesquisados são capazes de compreender o processo saúde-doença dentro de uma visão até certo ponto ampliada,embora o conceito predominante de “tecnologias apropriadas” se limite àquelas de categorias “duras” e “leve-duras” com muito pouca atenção ao uso de tecnologias leves. Em relação à “humanização do atendimento” entendem que ética representa um compromisso com a dignidade da vida humana; que solidariedade é algo que deve ser entendido de maneira politizada; que o vínculo com os pacientes deve ser  estabelecido para além das competências técnicas e profissionais; que o sentido da responsabilização deve contemplar a priorização real da pessoa.
 
Revela-se certa dificuldade, todavia, em compreender que tanto a ética como a solidariedade possam se constituir em objetos passíveis de estudo aprofundado, sendo entendidos genericamente como “valores”, que não poderiam ser sistematizados dentro dos conteúdos curriculares*.
 
ACESSE O TEXTO
 
*Nota produzida por Flávio Goulart para o Portal da Inovação na Gestão.
 
Fonte: Portal da Inovação na Gestão do SUS


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade