Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Estudo expõe ’abismo’ na oferta de médicos em SP

17 de fevereiro de 2013
 
Vale do Ribeira, no sul do Estado, tem a menor proporção de profissionais
 
Bauru e Ribeirão Preto são as regiões onde há mais médicos, mas mesmo nelas há filas de espera por consultas
 
JULIANA COISSI DE RIBEIRÃO PRETO
 
Os únicos dois médicos formados em saúde da família que vivem no Vale do Ribeira, uma das áreas mais pobres de São Paulo, de tão exclusivos são chamados pelo nome pelo gestor estadual.
 
Não há geriatras ou endocrinologistas morando na região, que fica no sul do Estado, com 289,6 mil habitantes.
 
Residem no Vale só um dermatologista e um urologista -Registro, a maior cidade, tem pacientes esperando por um urologista desde 2011.
 
No outro extremo, as regiões de Bauru e Ribeirão Preto, com duas das melhores faculdades de medicina do país (Unesp e USP), são as mais "lotadas" de médicos.
 
O "abismo" na oferta de profissionais está descrito no raio-x "Demografia Médica Paulista", publicado em dezembro pelo Cremesp (Conselho de Medicina do Estado).
 
Em cidades menores, sem estrutura ou equipe suficientes, o sistema de saúde inteiro "muitas vezes cabe em uma ambulância", como resume o conselheiro do Cremesp Isac Jorge Filho.
 
Nesses locais, afirma, é comum que mesmo um paciente com uma queixa simples seja colocado na ambulância e levado para uma cidade com mais recursos.
 
No Vale, além de um hospital sem UTI em Registro, a referência para toda a região é uma unidade regional na vizinha Pariquera-Açu.
 
Ainda assim, para alguns serviços mais complexos, pacientes precisam ser levados para instituições de Sorocaba, Santos e São Paulo.
 
É a via-sacra pela rodovia Régis Bittencourt que enfrenta a dona de casa Roseli Rosa da Silva, 40, de Registro. Há cinco anos ela faz tratamento contra um câncer de mama, pelo SUS, na capital.
 
Roseli já chegou a viajar diariamente pela Régis, por 24 dias seguidos, em um bate e volta de ambulância entre São Paulo e Registro para as sessões de radioterapia.
 
SEM ATRATIVOS
 
Não é só a carência de estrutura de saúde -bom hospital para trabalhar ou universidades que ofereçam aprimoramento- que afasta médicos de algumas regiões.
 
A qualidade de vida pesa na decisão, admite o secretário da Saúde de Registro, João Sakô. "Faltam atrativos para fixar o médico", diz. "Temos três shoppings mais parecidos com galerias, um cinema antigo e não tem teatro."
 
Segundo Maria Jonice Curi Leite, diretora substituta do DRS de Registro (órgão estadual), a região, por ser pequena, não tem salários atrativos.
 
Mas, mesmo em regiões com abundância de médicos, como Ribeirão Preto, há queixa de espera por consultas.
 
Fonte: Folha de S. Paulo
 


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade