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Agência amplia análise de queixas contra planos de saúde

28 de fevereiro de 2013
 
Pelas novas regras, publicadas ontem, órgão regulador acompanhará todas as reclamações de usuários sobre acesso ou cobertura
 
MARIANA SALLOWICZ DO RIO
 
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou novas regras para avaliar as operadoras de planos de saúde. Desde ontem, a agência reguladora monitora todas as reclamações sobre problemas referentes a acesso ao plano ou cobertura.
 
Anteriormente, a ANS considerava só os casos em que o prazo máximo de atendimento era ultrapassado. O limite varia de acordo com o procedimento. No caso de uma consulta em uma clínica médica, a autorização deve ocorrer em até sete dias úteis.
 
Com a publicação das novas regras, o leque de reclamações monitoradas ficou maior. Entre os casos que passaram a ser avaliados estão dificuldade na liberação da autorização para realizar exame ou a negativa sobre a cobertura de procedimento a que o usuário tem direito.
 
"Parece que a avaliação ficou mais lógica. A ANS analisará de maneira mais geral as empresas, não só um aspecto", diz o presidente nacional da Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo), Arlindo de Almeida.
 
Desde dezembro de 2011, a ANS vem acompanhando e avaliando as operadoras por meio das reclamações dos clientes. A FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar) informou que é necessário analisar criteriosamente as determinações antes de prever os impactos.
 
A metodologia para punir as empresas com resultados ruins foi mantida, mas agora haverá um peso de acordo com o tipo de reclamação.
 
A ANS verifica as reclamações recebidas no trimestre e, considerando o número de beneficiários da operadora, atribui notas de 0 a 4 -empresas com pior resultado tem maior pontuação.
 
No período seguinte, a operadora tem a pontuação somada à anterior. "Aquelas que somarem oito pontos terão suspensas as comercializações dos planos de saúde objeto das reclamações dos dois períodos", diz em nota.
 
Suspensa, a operadora só voltará a comercializar o plano com melhores resultados.
 
 
Fonte: Folha de S. Paulo
 


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