Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Para melhorar a qualidade dos serviços públicos brasileiros, basta cumprir a lei

13 de março de 2013
 
Análise
 
FLORIANO A. MARQUES NETO ESPECIAL PARA A FOLHA
 
Cobrar das agências reguladoras uma atuação mais firme na busca de melhores serviços públicos é elogiável. Mas condicionar a transferência de mais recursos a metas de qualidade das operadoras é repisar num equívoco.
 
Funciona assim: o governo fixa metas que, se atingidas, asseguram ao órgão mais autonomia e recursos. Nos anos 1990 isso foi tentado com os chamados contratos de gestão, que entraram na Constituição, mas nunca foram plenamente usados.
 
Contratos de gestão são úteis para incentivar estatais a serem mais eficientes. Mas não são próprios para agências reguladoras, que têm autonomia prevista na lei.
 
Duas agências (ANS e Aneel) previram esse mecanismo, que nunca foi totalmente implementado. Nem produziu resultados satisfatórios.
 
Verdade que muitas agências têm falhado nas suas missões. Por duas grandes razões. Faltam recursos e diretrizes claras. Sem isso, o regulador se limita a aplicar multas que caem no vazio.
 
A maioria das agências tem receitas que são pagas por nós, usuários, dentro das tarifas. Só que esse dinheiro vai para o Tesouro e não é liberado. São os recursos que agora se quer vincular à melhoria dos serviços.
 
Mas a ordem está invertida. As agências devem ter acesso às taxas que pagamos e serem cobradas pela melhor atuação das operadoras. E o governo deve fixar metas e objetivos factíveis.
 
Se quisermos serviços públicos confiáveis e de qualidade, devemos simplesmente cumprir a lei: o governo fixa diretrizes, a Fazenda libera os recursos das taxas que pagamos e a agência atua preventiva e tecnicamente para assegurar melhor desempenho das empresas.
 
Fora isso, é querer redescobrir o fogo. Pior: usando lenha molhada. Não vai funcionar.
 
FLORIANO AZEVEDO MARQUES NETO é professor de direito administrativo da Faculdade de Direito da USP.
 

Fonte: Folha de S. Paulo



Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade