Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Indústria e Ministério da Saúde discutem tecnologias no SUS

15 de março de 2013
 
Representantes da indústria e da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) reuniram-se ontem em São Paulo para discutir a inclusão de novas tecnologias médicas no sistema público de saúde. A Conitec é o órgão do Ministério da Saúde que avalia e decide sobre a incorporação de produtos e medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
 
O encontro, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed), faz parte de um processo de aproximação da indústria com o governo para aperfeiçoar os mecanismos de inclusão de tecnologias médicas no SUS.
 
"A incorporação de novos produtos no sistema público é uma questão que desafia gestores no mundo todo porque os recursos são finitos e qualquer decisão impacta a saúde dos pacientes, os cofres públicos e a própria eficiência do sistema. Esse diálogo é fundamental para que indústria e governo façam o melhor possível com as tecnologias e recursos disponíveis", afirma Carlos Goulart, presidente-executivo da Abimed.
 
A indústria recebeu com otimismo a decisão anunciada no evento pela presidente da Conitec, Clarice Petramale, de articular de uma rede nacional, integrada por 60 hospitais universitários, para ajudar o governo a avaliar produtos médicos com potencial para serem disponibilizados no SUS.
 
Segundo Petramale, o objetivo é agilizar o processo de incorporação e obter evidências científicas sobre o desempenho de novas tecnologias nos locais em que o serviço é prestado aos pacientes. Para isso, os hospitais universitários deverão criar núcleos internos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS), formados por médicos, enfermeiros e farmacêuticos, para apoiar o governo com subsídios científicos.
 
O evento contou com o especialista em Economia da Saúde, Adrian Griif, que apresentou o modelo de avaliação de tecnologias médicas no Reino Unido, onde o sistema de saúde é basicamente público.
 
Griff foi membro do comitê de avaliações de tecnologias do National Institute for Health and Clinical Effectiveness (Nice) do Reino Unido e, atualmente, é vice-presidente de ATS e Políticas de Acesso ao Mercado da Johnson & Johnson.
 
MELHORAS
 
"A incorporação de novos produtos no sistema público é uma questão que desafia gestores no mundo todo"
 
CARLOS GOULART
 
PRESID. EXECUTIVO, ABIMED
 
Fonte: DCI - Comércio, Indústria e Serviços


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade