Endereço: Rua José Antônio Marinho, 450
Barão Geraldo - Campinas, São Paulo - Brasil
Cep: 13084-783
Fone: +55 19 3289-5751
Email: idisa@idisa.org.br
Adicionar aos Favoritos | Indique esta Página

Entrar agora no IDISA online

Audiência pública abre ciclo de discussões sobre mudanças climáticas

19/03/2013 - 08h22
 
A abertura dos trabalhos da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) em 2013 será marcada pela realização, hoje, às 11 horas, de audiência pública em comemoração do Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas. O tema foi sugerido pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e dá início ao ciclo de audiências públicas previsto no plano de trabalho elaborado pelo deputado federal Sarney Filho (PV-MA) - relator da comissão.
 
No encontro, será debatido o cumprimento das metas estabelecidas para o Brasil na Rio+20, os projetos de conscientização da população sobre as mudanças climáticas, e o papel das escolas e dos programas educacionais na busca da sustentabilidade ambiental. Foram convidados para o debate o secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luiz Pinguelli Rosa, o diretor do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Sergio de Melo Diniz, o secretário executivo da Agência de Notícias dos Direitos das Crianças, Veet Vivarta; e o coordenador do Programa Educação para Sociedades Sustentáveis -WWF-Brasil, Fábio Cedrin Gama Alves.
 
Adaptação
Ao apresentar a versão final do plano de trabalho da comissão, Sarney Filho ressaltou as duas vertentes que sustentam sua proposta. Em primeiro lugar, mitigação e adaptação aos efeitos das mudanças climáticas, que, segundo observou, já influenciam os modos de produção e vida dos brasileiros. O domínio sobre esta variável é importante, acrescentou em seguida, para formatação das políticas públicas de prevenção e combate a desastres naturais.
 
A outra vertente está focada no controle da emissão de gases do efeito estufa. Ao comentar a questão, Sarney Filho assinalou a particularidade do Brasil em relação a outros países, caracterizada pela participação expressiva do desmatamento no lançamento de poluentes na atmosfera.
 
Legisladores
 
Por sugestão da presidente da comissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), deverá ser realizado um seminário nacional de legisladores, entre outubro e novembro deste ano, em Brasília, onde serão analisadas as políticas de enfrentamento das mudanças climáticas. Conforme explicou, o evento será preparatório para a participação de membros da Comissão de Mudanças Climáticas na 19ª Conferência das Partes (COP-19) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, agendada para o período de 11 a 22 de novembro em Varsóvia, na Polônia.
 
A audiência pública será realizada no Plenário 13 da Ala Senador Alexandre Costa, no Senado.
 
Da Redação/MM
Com informações da Agência Senado
 
Fonte: Agência Câmara Notícias


Meus Dados

Dados do Amigo

Copyright © . IDISA . Desenvolvido por W2F Publicidade